Notícias

HORIZONTINA: Governador Sartori abre colheita do milho do RS

Sábado, 17.01.2015 às 8h
colehita do milho zappe

Horizontina foi palco nesta sexta-feira (16) da 4ª Abertura da Colheita do Milho 2015, que além de simbolizar o início da safra, apresentou tecnologias para a produção agrícola que servem de espelho nacionalmente.


O prefeito Municipal de Horizontina, Nildo Hickmann, o Presidente da APROMILHO Cláudio de Jesus e da ABRAMILHO Alysson Paulinelli, a Faculdade Horizontina- FAHOR e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Coordenador do evento Darci José Napivóski e demais apoiadores receberam o governador do Estado, José Ivo Sartori, o Presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Sossela e o Secretário de Agricultura do Estado Ernani Polo.


As primeiras espigas foram colhidas na propriedade de Ademar Zappe, em Esquina Tunas, junto à ERS 305. A propriedade da família Zappe, adotou um sistema de irrigação que foi apresentado aos presentes. O sistema faz com que a água escorra por tubulação subterrânea que irriga as raízes e garante que exista menos desperdício de água, energia, além de garantir estabilidade produtiva. Essa é uma realidade no noroeste do Estado e serve de espelho para outras localidades.


No discurso de abertura, o prefeito Nildo Hickmann, agradeceu a presença de todos, destacando a grande participação da comunidade, além de autoridades de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também de alguns outros Estados. Nildo falou sobre a importância de um evento destes para a região, pois garante grande visibilidade para a produção agrícola regional. “Precisamos aproveitar cada vez mais a terra que temos, acreditamos que os investimentos na produção de alimentos geram mais trabalho e consequente maior renda”, destacou Nildo.


O governador do Estado, José Ivo Sartori, falou sobre a importância do desenvolvimento igualitário em todas as regiões do Estado, além de ressaltar a cultura do milho como uma produção estratégica para a economia gaúcha e declarou apoio ao produtor rural. “Eu apoio quem trabalha e quem produz”, disse Sartori.


No nosso Estado a produção de milho na safra 2014/2015 ocupa uma área superior aos 850 mil hectares. A estimativa estadual da safra entre janeiro e fevereiro é de cinco milhões de toneladas.


O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Horizontina, Apromilho-RS, Abramilho, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foram empresas patrocinadoras das atividades, John Deere, Banrisul, BRDE, Bayer, Dinon Cereais, Forquímica, Yara, Pioneer e Badesul, além do apoio da Fahor e Emater/RS.


VOLTAR IR AO TOPO