Notícias

HORIZONTINA; Após dificuldades APAE tem contas positivas em 2014

Domingo, 12.04.2015 às 08h
10 DE ABRIL- ASSEMBLEIA APAE

A diretoria da APAE de Horizontina reuniu a comunidade na última semana para apresentar o relatório de atividades do ano de 2014. Após assumir a entidade enfrentando situação financeira instável e preocupante, com déficit de quase R$ 200 mil, a diretora Maria Inês Cassol relatou uma entidade em completo cenário de recuperação, com controle e redução das despesas, folha salarial, direitos e encargos financeiros dos colaboradores religiosamente em dia e saldo administrável em caixa para garantir o funcionamento regular da entidade.


A comunidade foi a grande parceira da entidade no ano que passou. O inicio dos trabalhos exigiu ajustes até mesmo no quadro de pessoal, muito trabalho, planejamento e estratégias. Além da comunidade, Maria Inês também valorizou a parceria e o entendimento com o Poder Público Municipal e o fortalecimento do Bingo SOS ampliando os colaboradores, além da compreensão de credores como a Cooperativa de Crédito Sicredi que abateu valores significativos de débitos que a entidade possuía, empresas credoras que igualmente alongaram prazos para reaver valores pendentes, entre outras colaborações obtidas, sejam através de doações de material de higiene, limpeza, alimentos e dinheiro.


Do Conselho da Comunidade e do COMDICA vieram recursos importantes na forma de doação, sendo possíveis melhorias estruturais internas e externas e aquisição de equipamentos de informática. O município assumiu o transporte dos alunos e as despesas da escola puderam ser reduzidas nos gastos com o ônibus próprio.


Embora estejam ocorrendo atrasos de repasses governamentais, Estado e União neste inicio de ano, a APAE de Horizontina encontra-se em situação plenamente administrável e com recursos sendo geridos que permitem planejar sempre a execução das despesas por dois meses, graças ao efetivo controle em todas as despesas, porém sem comprometer a qualidade dos atendimentos.


A APAE também ocupa hoje um assento junto ao COMDICA, receberá recursos de doações de empresas que destinaram parte de seu imposto de renda, garante recursos através do Programa da Nota Fiscal Gaúcha, realiza o pedágio, chá e outras promoções para angariar recursos que sempre auxiliam na manutenção financeira da entidade.


Além do município de Horizontina as colaborações também vieram dos municípios de Doutor Mauricio Cardoso e Novo Machado. O saldo positivo da entidade no final do ano passado girava em torno dos R$ 100 mil destacou a presidente, levando sempre em conta os débitos renegociados e que estão sendo amortizados mensalmente e toda a folha salarial em dia. Na noite da assembleia a entidade recebeu nova doação de material de higiene e limpeza, doado através de ação da Comunidade Luterana São Lucas.


VOLTAR IR AO TOPO