Notícias

Assinado termo de compromisso pela conservação dos solos na região

Domingo, 16.08.2015 às 07h
14 DE AGOSTO- Ato_assinatura_solos sr

Em solenidade de lançamento da campanha de uso, manejo e conservação do solo, entidades e autoridades assinaram termo de cooperação técnica com estratégias para atender as demandas regionais para cuidado com o solo. O ato ocorreu no último dia 07/08, no Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa, e é considerado um marco histórico de retomada da temática como foco prioritário de ação no Noroeste Gaúcho.


A ação é organizada pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Emater/RS-Ascar, Coopermil, Cotrimaio, Setrem,UFFS, Cotrirosa, e conta com o apoio de diferentes cooperativas e entidades de ensino e pesquisa.

 

O coordenador dos secretários de Agricultura da Fronteira Noroeste Darcí Napivoski esclareceu que a campanha é resultado de um trabalho desenvolvido desde agosto de 2014, a partir do estímulo da Emater/RS-Ascar. “Desde então foi formada uma comissão sobre o tema, coordenada pelo prefeito José Seger, que passou a se reunir para discutir as práticas que vinham sendo adotadas e novas estratégias para combater a degradação do solo”, relatou Napivóski, que é também Secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Horizontina.


Já o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar e doutor em Solos Edemar Streck esclareceu o funcionamento da campanha e a proposta do Termo de Cooperação assinado pelas entidades. Seminários, demonstrações de método, reuniões nas comunidades, instalação de unidades demonstrativas ou de referência e materiais de divulgação estão entre os próximos passos da campanha. “Seguindo esse compromisso, a região de Santa Rosa será marco de referência para todo o Estado”, destacou Streck.


Segundo o presidente da AMGSR, prefeito de Três de Maio Olívio José Casali, a Associação dos Municípios comunga eixos comuns de desenvolvimento e no ato oficial confirmou mais um que se torna compromisso, que é do cuidado com os solos. O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, reiterou a importância de um trabalho conjunto, olhando para o homem do campo como grande armazenador de água.


Já o secretário estadual de Agricultura e Pecuária Ernani Polo reiterou que esse é um momento que tem total relação com a mobilização que está sendo organizada em todo o Estado. “Estamos, em conjunto com entidades parceiras, preparando um Programa Estadual de Solos e Água que não seja de Governo e sim de Estado, que possa ser desenvolvido de forma permanente e continuada”, relatou.


Cada um dos 20 municípios que integram a campanha receberá um kit para auxiliar os trabalhos de divulgação da campanha, que contém CD com palestras, vídeos, folders e cartazes. O termo de compromisso e de cooperação técnica não é fechado, caso existam entidades interessadas em contribuir e aderir ao termo de cooperação, basta indicar quais ações se dispõe a realizar e cooperar. Para tanto, poderá entrar em contato com a AMGSR ou com o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa ou com qualquer um dos coordenadores da campanha.


VOLTAR IR AO TOPO