Notícias

Jovens da Ordem de Molay inauguram contêiner da Solidariedade em Horizontina

Domingo, 08.11.2015 às 06h34
01- ordem de molay

Os 21 jovens que formam o Capítulo da Ordem Demolay Guardiões do Horizonte patrocinados pela Loja Maçônica Fraternidade Horizontinense, materializaram na tarde de sábado (7), uma ação que diante do pouco tempo de existência do Capítulo local, chama atenção no Estado do RS.


Trata-se de um Contêiner da Solidariedade, localizado próximo a Prefeitura Municipal, na esquina das ruas Uruguai e Arnoldo Schneider, onde são aceitas a qualquer hora do dia doações de roupas, calçados e agasalhos, que estejam limpos e em bom estado de uso. Todas as doações serão recolhidas semanalmente pelos jovens e repassadas para a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, para que sejam então destinadas as pessoas comprovadamente necessitadas, cadastradas e atendidas pelas assistentes sociais e a equipe técnica da área.


Conforme o Venerável Mestre da Loja Maçônica Cléber de Oliveira, o Capitulo da Ordem Demolay, não é um Departamento da Maçonaria como erroneamente pensam alguns, ou por desinformação possa se atribuir como recrutamento de jovens para a maçonaria. “É uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingira maioridade, 21 anos, ele possa contribuir com a comunidade onde estiver inserido”. De acordo com Cléber ainda, a Ordem Demolay, é um ambiente fraternal, seguro, sadio, composto por garotos do sexo masculino entre 12 e 21 anos de idade e que desenvolve no jovem: capacidade de liderança; senso de trabalho em equipe; cidadania; tolerância e respeito ao próximo; responsabilidade; respeito à hierarquia; criatividade; capacidade para tomada de decisão; sentimento fraternal e envolvimento social.


Na Ordem, o ensinamento se baseia na pratica de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais. Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional. Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Mais informações podem ser buscadas em www.demolaybrasil.org.br


As reuniões ritualísticas ocorrem em templos maçônicos ou como a deste sábado, públicas dirigidas às pessoas ou lideranças convidadas. Os jovens usam uma vestimenta alvinegra (camisa social branca, gravata, calças, meias e sapatos da cor preta) como símbolo da dualidade e da perfeita harmonia dos opostos, nas Leis Naturais do Universo. “È o emblema do eco, reflexo, conflito ou contraposição de forças antagônicas, simboliza a qualidade positivo-negativo de todas as coisas, pois cada elemento da natureza tem seu oposto, espírito-matéria, luz-sobra, vida-morte, etc”.


A Ordem Demolay, não é uma religião, seita, nem um culto. Exige que todos os seus membros tenham fé, qualquer uma que seja, e em todas as suas cerimônias invoca Deus para iluminar e guardar seus caminhos. A Ordem também não intenciona substituir o lar, a escola ou a igreja dos jovens, mas sim complementá-los.


Pôr fim, Cléber explica o que levou a Loja Fraternidade a patrocinar a Ordem Demolay em sua criação em Horizontina; A necessidade de organização que auxilie os meninos a ter uma vida guiada por princípios dignos, apoio irrestrito e incentivo à iniciativa por parte de pessoas influentes no Estado e na Cidade, a necessidade de uma escola de líderes e o desenvolvimento de virtudes apreciadas em uma sociedade que se deteriora a cada dia, encerra.

 

RÁDIO OLINDA FM

Repórter Paulo R Staziaki-

DRT/RS 07.485

55.9937-7884


VOLTAR IR AO TOPO