Notícias

Brasil tem 3 mil casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika

Quarta-Feira, 06.01.2016 às 9h31
MOSQUITO DA DENGUE

 

Dados divulgados nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde mostram que foram notificados 3.174 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika em recém-nascidos. Pela primeira vez está sendo investigado um caso no estado do Amazonas. As notificações estão distribuídas em 684 municípios de 21 unidades da federação.

 

Também estão em investigação 38 óbitos de bebês com microcefalia, possivelmente relacionados ao vírus zika. O Ministério da Saúde só tem divulgado o número de casos em que não há certeza de que o recém-nascido tem microcefalia relacionada ao vírus zika.

 

Os bebês têm o quadro confirmado ou descartado depois que passam por exames neurológicos e de imagem, como a ultrassonografia transfontanela e a tomografia, porém, desde que começou a divulgar semanalmente boletins, a pasta tornou publica a confirmação de 134 casos e o descarte de 102.

 

O Estado de Pernambuco, o primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.185), o que representa 37,33% do total registrado em todo o país.Transmitido pelo Aedes aegypti, o vírus zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015.

 

Fonte: Agência Brasil- Repórter Vinicius Vargas- Olinda FM


VOLTAR IR AO TOPO