Notícias

Lajeado Seco debate sobre o novo Sistema de Abastecimento de Água

Sábado, 02.04.2016 às 06h43
01-fc agua lajeado seco

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o Governo de Horizontina realizou nesta quinta-feira, 31, mais uma reunião para discutir o Sistema Municipal de Abastecimento de Água no Interior.O encontro foi realizado no Salão Bela Vista, reunindo as comunidades de Lajeado Seco, Bela Vista e Boa Vista.


Aos participantes, o técnico agrícola e integrante da Comissão da Água, Clauber Stein, repassou informações sobre a Lei Municipal nº 3.654 de dezembro de 2015, que regulamenta o Sistema de Abastecimento. Ele também falou sobre os passos que devem ser seguidos para o recadastramento junto à Prefeitura Municipal.


Clauber explicou que a falta de água no interior foium dos fatores determinantes para a discussão da lei. Dados apresentados porele mostram que 27,9% dos poços ativos já entraram em colapso. “Um terço dospoços que perfuramos já não tem água. Imaginem daqui a 20 anos”, lembrou,destacando que na suinocultura está um dos maiores consumos de água no meio rural. Cada animal consome, por dia, 15 litros de água.


Em Horizontina, conforme informações repassadas pela Corsan, o consumo de água é de 3.786m³ por dia – ou seja, 230 litros de águapor pessoa.


A cobrança por metro cúbico, assim como a análise daágua e a limpeza de caixas de água, foram sugestões dos próprios moradores. Coma nova lei, o Governo Municipal busca não apenas racionalizar o uso da água,mas reduzir o prejuízo que tem hoje com o sistema – em 2015, foi superior a R$807 mil.


A nova lei determina que todos os usuários tenham hidrômetroem suas residências, e que todos realizem o recadastramento até o dia 30 de junho, quando haverá o enquadramento em economia residencial, não residencial e agrícola.


As últimas reuniões serão realizadas na próxima semana. Na terça-feira, 5, será realizada no Salão Km 20, com as comunidades de Mato Queimado, Km 20, Km 16 e Lajeado Caneleira. No dia 7 de abril,quinta-feira, acontecerá no Salão Secção 19, com as comunidades de LajeadoPatos, Micuim, Secção 19 e Lajeado Esquecido.


VOLTAR IR AO TOPO