Notícias

Saúde de Horizontina confirma 8º caso de Dengue

Sábado, 07.05.2016 às 20h12
Enf Mariana Zimple

População deve continuar observando a existência de possíveis criadouros do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde acaba de confirmar o 8º caso de Dengue em Horizontina.

 

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Mariana Zimpel, trata-se novamente de um caso autóctone – ou seja, o paciente contraiu o vírus no município. Do total de confirmações, somente um caso importado foi registrado, quando a paciente contraiu o vírus em outro Estado, enquanto viajava.

Atualmente, há registro de 18 casos suspeitos na cidade: oito foram confirmados, seis descartados e quatro seguem em investigação.

 

“A temperatura baixou, mas os cuidados com o Aedes aegypti precisam continuar. A presença de casos autóctones indica que há circulação do vírus no município”, destaca, lembrando que a zika também é um perigo no Estado: nesta sexta-feira, 6, foram confirmados dois casos autóctones em Porto Alegre.

 

Para além da confirmação, há outro dado alarmante em Horizontina: de acordo com a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, o índice de infestação do mosquito no município é de 7,2%, enquanto que o tolerável é no máximo 1%.

 

“Até o mês de junho, as agentes de saúde e de endemias continuarão realizando visitas às residências. É essencial que o cuidado seja mantido em todos os meses do ano”, reforça.


Fique atento:
- Verifique se há criadouros em casa, como latinhas, potes ou garrafas jogadas no pátio;
- Mantenha pneus sob abrigo;
- Tampe tonéis, caixas d'água ou latões;
- Mantenha lixeiras fechadas e piscinas tratadas;
- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Use roupas com mangas e calças compridas;
- Sempre que possível, utilize repelente corporal e repelente elétrico no interior de sua residência.


VOLTAR IR AO TOPO