Notícias

Usuários do interior devem realizar enquadramento para uso da água

Domingo, 17.07.2016 às 09h
15 de julho- clauber stein hz

Em entrevista concedida à Rádio Olinda FM, o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Clauber Stein, destacou a importância dos moradores do meio rural realizarem o enquadramento na economia de água.


Assim como o recadastramento, finalizado no dia 30 de junho, o enquadramento faz parte do Sistema Municipal de Abastecimento de Água no Interior, regularizado a partir lei nº 3.654, de dezembro de 2015, que disciplina desde a instalação até a cobrança das tarifas de água no meio rural. “De abril a junho deste ano, 72% dos pontos de água foram atualizados. Mas há estes 30% que não compareceram ao Setor de Tributação e que precisam se enquadrar numa economia, para que a equipe possa identificar o uso e consumo de água naquela propriedade.” Clauber lembra que o enquadramento determina o tipo de tarifa e, consequentemente, o tipo de benefício que pode ser aplicado aos que optam por economia agrícola. Além disso, o corte da água está previsto como penalidade àqueles que não se atualizaram.


Conforme destacou o técnico agrícola, a lei surge como uma alternativa para conter o prejuízo que o Município tem para manter o sistema em funcionamento – uma média de R$ 800 mil ao ano – e, principalmente, para racionalizar o uso da água. A falta deste recurso foi identificada pela Comissão da Água, da qual Clauber faz parte, quando constatou-se que 27% dos poços já entraram em colapso. “Nós precisamos alertar a comunidade para o uso racional da água. A abertura de um poço não é tão simples. Há localidades em que a profundidade já chega a 346 metros. Em outras, não há rede trifásica para suportar as máquinas ou altitude para colocar o reservatório de água para os moradores”, explica Clauber.


Para aqueles que já realizaram o recadastramento, a leitura dos hidrômetros iniciou nesta semana, pelo distrito de Cascata. Como o trabalho é recente, é possível que a equipe não consiga visitar todas as propriedades – e, nestes casos, é necessário que usuário leve sua leitura até o Setor de Tributação, caso a visita não ocorra até o dia 13 de julho.


VOLTAR IR AO TOPO