Notícias

Fogo Simbólico da Pátria já arde em solo horizontinense

Domingo, 21.08.2016 às 08h
19 agosto- fogo simb. 01

Professores, Corpo de Bombeiros e uma representação de atletas da Associação Cultural e Esportiva de Horizontina-ACEHOR, recepcionaram por volta do meio dia de quarta-feira (17) a centelha do Fogo Simbólico trazido ao município pelo Coronel da reserva da Brigada Militar, Álvaro Raul da Cruz Ferreira, que integra a Liga de Defesa Nacional e, hoje, tem a responsabilidade de levar o Fogo Simbólico a municípios do interior do RS.


Após a saudação aos integrantes do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Santa Rosa que conduziram o fogo e o Coronel ao município, uma carreata puxada pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros percorreu a Avenida Dahne de Abreu e a Rua Arnoldo Schneider até a sede do Corpo de Bombeiros, onde a Orquestra Municipal de Sopros, sob a regência do maestro Cléverton Ströer brindou a todos com a execução do Hino do Brasil e um número musical como parte da solenidade. O Sargento Claudio Pereira do Corpo de Bombeiros conduziu o protocolo, que teve alocuções da Secretária de Educação e Cultura do Município Elidiane Sauerssig, do capitão da Brigada Militar Sirlando da Ponte e do Coronel Álvaro da Cruz Ferreira.


No dia 1º de setembro, a centelha do fogo simbólico será levada até a Praça 25 de Julho, onde acontece a abertura oficial da Semana da Pátria 2016.


A corrida de revezamento do fogo é uma prática cultural, que passou a integrar as comemorações dos gaúchos no final da década de 1930, em Porto Alegre. Foram os dirigentes de clubes esportivos que acompanharam a corrida de revezamento da chama olímpica em Berlim, em 1936, e institucionalizaram o ato na Capital do Estado, em 1938. “Ao nos entregar a chama simbólica, o coronel passa a responsabilidade de cuidá-la e também nos leva a uma reflexão: o que significa a Pátria e como estamos trabalhando para cuidar desta casa comum?”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Elidiane Saueressig.


Em sua fala, o capitão da Brigada Militar, Sirlando da Ponte, lembrou da homenagem realizada a nível estadual: “100 anos da Academia de Polícia da Brigada Militar”. Ele buscou explicar que, na academia, são formados todos os oficiais da BM. O objetivo do centro é promover o desenvolvimento profissional do aluno, através de soluções e condições. A Academia atua seguindo quatro valores: a fé, a ciência, os valores e a disciplina.


Em nível nacional, os 100 anos de Civismo - Centenário da Liga da Defesa Nacional será lembrando, enquanto que o município trabalhará a temática Brigada Militar 51 anos e Corpo de Bombeiros 26 anos – Unidos pela Educação de Segurança e Prevenção.


O coronel da reserva, Álvaro Raul Cruz Ferreira, aproveitou para lembrar que, apesar dos 100 anos de civismo, os brasileiros não atingiram a consciência nacional.


VOLTAR IR AO TOPO