Notícias

Coopervino inaugura agroindústria e vendas de sucos e vinhos

Terça-Feira, 06.12.2016 às 13h
09 DEZEMBRO-COOPERVINO INAUG

Quem passar pelas margens da rodovia RS-305, em Tucunduva, terá a oportunidade de conhecer e apreciar os produtos de associados da Cooperativa do Vinho Fronteira Noroeste e Economia Solidária (Coopervino). Em ato solene realizado no final da semana passada, autoridades e comunidade prestigiaram a inauguração oficial da agroindústria e do ponto de vendas de sucos e vinhos instalados no local.


Segundo o presidente da Coopervino, Dejalma Turra, o ato de inauguração tem um significado importante, uma vez que é resultado de um processo histórico de associativismo e de superações para chegar à conquista atual. “Ainda comemoramos a possibilidade de realizar este ato no Dia do Imigrante, que para nós tem um significado especial, sendo que foram eles que influenciaram em nossa história e cultura local, inclusive na produção de uva e outros produtos coloniais”, comentou. No ponto de vendas, além dos sucos e vinhos da cooperativa, são comercializados produtos in natura como a própria uva, alimentos de agroindústrias familiares e artesanato de produtores locais.


Entre as lideranças presentes no descerramento da fita inaugural estiveram o prefeito de Tucunduva, Paulo Roberto Schwerz, prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, o contador da Unidade de Cooperativismo, Roberto Ferreira, bem como a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, Senar, representantes dos agentes financeiros Sicredi, Banco do Brasil e Cresol, imprensa, representantes do Poder Legislativo, Cotrirosa, Comtul, Cooperagrícola, entre outras entidades parceiras na trajetória da Coopervino. Durante o ato de inauguração, o padre Orides Welter conduziu a benção do local, com vinho branco produzido pela cooperativa.


Na sequência, além de degustar alguns dos produtos disponíveis no ponto de vendas, a comunidade prestigiou um jantar festivo oferecido na localidade de Bela Harmonia, onde também o público pode prestigiar apresentações culturais de grupos étnicos do município, salientando a programação do Dia do Imigrante.


Atualmente a cooperativa conta com aproximadamente 34 associados, oriundos de Tucunduva, Novo Machado, Tuparendi, Porto Mauá, Horizontina e São Luiz Gonzaga, entre outros municípios da região. Em sua gestão e desenvolvimento, a cooperativa recebe assistência por meio do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e executado pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, além de assistência técnica da equipe municipal da Emater/RS-Ascar.


O horário de funcionamento do ponto de vendas da cooperativa será especial até o próximo mês de fevereiro, sendo que podem ser adquiridos os produtos das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, de terça-feira a domingo.


Jornalista Deise Froelich


VOLTAR IR AO TOPO