Notícias

Novo posto de saúde na Kennedy vai melhorar atendimento promete Zuleika após protesto

Sábado, 18.05.2013 às
DSCF7003

 

         Um grupo de pelo menos 20 usuários do Sistema Único de Saúde SUS, residentes na região de abrangência do ESF 03 com sede na Vila Kennedy protestaram por melhorias no atendimento no inicio da tarde de quinta-feira, acionando inclusive a reportagem da Rádio Olinda FM.

 

         Conforme a moradora Loiva Bispo,o atendimento médico só ocorre em meio turno, não há um espaço coberto nem sanitários para quem é obrigado a permanecer por horas na fila, durante a madrugada para obter uma das 12 fichas de consulta ou pela manhã e o horário do meio-dia para as 12 de mostrar exames para o profissional médico.

 

A usuária também reclama de seguidas reuniões que segundo ela envolvem a equipe da unidade, quando deveria ser priorizado o atendimento médico.-“Eles tomam mate, conversam, comem bolacha e o povo vai embora sem conseguir atendimento”, reclamou.

 

A Secretária Zuleika Wehner e até alguns servidores do quadro da saúde, ofereceram respostas e contrapontos ao que foi reivindicado. Quanto a infraestrutura precária para quem aguarda nas filas, Zuleika reconhece ser verdade. Ela diz que em 40 dias estará pronta a nova unidade de saúde que encontra-se na fase final de obras e o trabalho de acolhimento será melhorado.

 

A gestora também deu razão aos usuários na reclamação de falta de atendimento médico nos dois turnos do dia. Segundo ela o município convive por meses com a falta de profissionais interessados em trabalhar para o município. Um dos médicos do quadro faleceu e outro pediu demissão no primeiro trimestre do ano. No entanto na quarta-feira(15) uma nova profissional foi contratada e o problema será sanado.

 

A médica que atendia na Kennedy, também estava cobrindo a ESF Bela União, cumprindo 20 horas em cada unidade, quando preconiza-se 40 horas em cada Estratégia Saúde Familia.

 

Quanto as reuniões de equipe, os próprios profissionais alegaram ser uma exigência do Ministério da Saúde. Os encontros reúnem a equipe para que possam ser socializadas com a chefia de unidade e gestores as ações e estabelecidas as estratégias, avaliadas as dificuldades, tudo para que o atendimento possa ser eficiente, humanizado e resolutivo. –“ No encontro toma-se chimarrão sim, até se come uma bolachinha, mas é ali que se conquistam os avanços através da organização”, pondera uma das enfermeira do quadro.

Ela cita que essas reuniões/encontros também ocorrem com os grupos de saúde coletiva acompanhados, como diabéticos, hipertensos, oncologia, saúde mental e grávidas e que tudo isso é uma determinação do Ministério da Saúde.  


VOLTAR IR AO TOPO