Notícias

Vereador Álvaro contesta ação que pede cassação de seu mandato

Segunda-Feira, 20.05.2013 às 21h57
alvaro site

 

 

Edil que preside o PP chama de maldosa tentativa de associá-lo a polêmica do leite

 

         O vereador Álvaro Callegaro(PP) falou no inicio da noite de hoje(20) sobre a sua intimação em processo que pede a cassação de seu diploma de vereador, por suposta falta de desincompatibilização de cargo que ocupava na diretoria da Associação de Pequenos Produtores de Leite de Vila Cascata e Arredores, durante o período eleitoral de 2012, quando concorreu e reelegeu-se vereador.

 

         A ação na Justiça Eleitoral tem como autor o 1º suplente de vereador do PPS Marcos Hirt(Marcão), representado juridicamente pelo escritório de advocacia de Nilton Garcia da Silva,  e teria sido apresentada dois dias após a diplomação de Álvaro. O encaminhamento foi indeferido inicialmente pela Justiça Eleitoral, e após reencaminhado ao TRE em Porto Alegre e agora retornando a JE local onde tramita.

 

         O vereador do PP lamenta que esteja sendo armada uma grande confusão na opinião pública e nas redes sociais, lhe acusando de envolvimento com a recente operação de adulteração de leite, deflagrada pelo Ministério Público, que nada tem a ver com o processo que ele de fato responde na Justiça Eleitoral. Callegaro apresentou defesa na tarde desta segunda-feira(20), e diz que confia na Justiça e provará a lisura de sua campanha, eleição, diplomação e posse.

 

         Álvaro  explica que teria pedido a desincompatibilização do cargo de Conselheiro Fiscal da Associação de Leite em abril de 2012. Em 31 de Julho, porém, já em campanha eleitoral para vereador, teria ocorrido a assembleia que elegeu a nova diretoria da entidade cascatense, quando foi escolhido o novo vice-presidente, mesmo sem estar presente ao ato.

 

Em ofício endereçado a presidente eleita, nos dias seguintes, Álvaro teria informado a impossibilidade de assumir o cargo e solicitado inclusive seu desligamento do quadro social. –“A entidade, assegura,  é de direito privado, não é uma entidade gerida a partir do recebimento de verbas públicas, conforme alegado na denúncia”.

 

Álvaro, que é produtor de leite, explica que era associado à entidade pois fornecia matéria prima para a referida associação. Também prestava serviços de médico veterinário para os produtores, recebendo para tal. –“ É lamentável essa confusão, não há envolvimento algum de minha parte nesta investigação.  A ação de cassação de meu diploma de vereador é outra coisa, é algo montado por quem diante do insucesso na política, busca atingir seus objetivos por outros caminhos”, afirma.

 

O edil votou favorável a criação de uma CPI para investigar a possível quebra de decoro parlamentar do vereador e também membro da Associação dos Produtores de leite, Larri Jappe do PDT, investigado pelo Ministério Público por suposta adulteração de leite.

 

O vereador Larri Jappe por sua vez, também tem a cassação pedida no processo assessorado por Garcia da Silva. Ele teria comparecido à Justiça Eleitoral pessoalmente para receber a intimação nesta tarde(20),  tendo prazo de três dias para apresentar sua defesa. Neste caso o vereador primeiro suplente é Arani Faleiro do PDT que assumiu o mandato interinamente, já que Jappe licenciou-se do cargo de vereador por 30 dias, a fim de montar sua defesa na acusação que sofre do Ministério Público.


VOLTAR IR AO TOPO