Notícias

Entidades agilizam preparativos para Festival de Cucas de Tuparendi

Terça-Feira, 29.08.2017 às 12h
01 setembro- festival das cucas

A Comissão organizadora do 1º Festival de Cucas de Tuparendi, está mobilizada para encaminhar os últimos preparativos para o evento, que acontece na sexta-feira (09/09), a partir das 14h, na Praça Aquiles Turra. A programação do Festival busca valorizar a cultura e a gastronomia local, com o envolvimento de diversas entidades, e está inserida na Semana do Município.

 

O objetivo principal do evento é resgatar receitas tradicionais que fazem parte da história das famílias de Tuparendi, além de incentivar a utilização de alimentos produzidos pela agricultura familiar do município, motivo de geração de renda e de autoestima no meio rural. Também visa mobilizar o município a envolver-se com o Festival de Cucas, de modo a estimular a criatividade e valorizar as receitas preparadas no cotidiano.

 

Com o Festival de Cucas, segundo a comissão organizadora, espera-se “colaborar com a caracterização do município através da cuca como uma identidade gastronômica local, para que, no futuro, o festival fique registrado como diferencial na programação da semana do município”.

A comissão organizadora do evento, que foi idealizado pela senhora Beate Pretry, é composta pela funcionária da Câmara de Vereadores Marta Reginatto, pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Patrícia Diel Wiethölter e Débora Schallemberger de Souza, e pela servidora do Executivo Municipal, Nara Lopes.

 

As 32 receitas que farão parte do festival comporão um livro, que será disponibilizado aos que produziram as cucas e comercializado aos demais visitantes do evento. As receitas são oriundas de padarias, mercados, agroindústrias, clubes de mães e outros moradores dos meios urbano e rural de Tuparendi.

 

O evento conta com o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Emater/RS-Ascar, Associação Comercial e Industrial e Associação dos Clubes de Mães, entre outros apoiadores da comunidade.

Crédito da foto: Patrícia Loebens Diel Wieltholter, Divulgação, Emater/RS-Ascar

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa

Deise A. Froelich

 


VOLTAR IR AO TOPO