Notícias

Operação 7º mandamento apura fraudes no Cartório de Crissiumal

Terça-Feira, 21.05.2013 às 16h-Fonte e Foto: Clécio Ruver
24 DE MAIO- DELEGADO GARCEZ

 

A Polícia Civil esteve a frente da Operação Sétimo Mandamento, que foi realizada nesta terça-feira(21) em Crissiumal. Quinze policiais participaram da ação. Segundo o delegado Wilian Garcez,  a operação foi resultado de dois inquéritos policiais que consistiam na apuração de fraudes ocorridas no Cartório de Registro Civil e de Imóveis e também no CRVA.

 

No relatório encaminhado pela Polícia ao Poder Judiciário 11 pessoas foram indiciadas, por crimes como falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, peculato e inserção de dados falsos em sistema informatizado, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, prevaricação, formação de quadrilha, estelionato e alguns destes indiciados, ainda acusados de agiotagem.

 

A investigação teve início em novembro de 2012, através de irregularidades apontadas pela Corregedoria Geral da Justiça junto ao Cartório e desde então a Polícia buscava documentos para apurar os fatos denunciados. 

 

Os relatórios do Oficial Interventor do Cartório, Marcos Salomão,  também foram importantes para a apuração dos fatos, assim como depoimentos de testemunhas e de pessoas envolvidas.

 

Em relação aos veículos, as irregularidades apontadas foram em carros trazidos do estado de São Paulo para o Rio Grande do Sul, e nesta transferência se retirava a restrição de sinistro dos veículos, onde os veículos eram revendidos como se não fossem sinistrados, o que acarretava prejuízos aos órgãos públicos e também aos terceiros que adquiriam os mesmos. Na diligência realizada foi constatado que pelo menos 12 passaram por esta situação, embora acredite-se que o número seja muito maior.

 

O delegado Garcez relatou ainda que em princípio a investigação está finalizada, o inquérito já foi mandado para o judiciário, e as diligências complementares desta terça-feira foram para reunir maior número de provas. Agora o Poder Judiciário receberá o procedimento e o encaminhará ao Ministério Público, que irá analisar o mesmo. O CRVA e o Cartório continuam atendendo normalmente sob os serviços do interventor.


VOLTAR IR AO TOPO