Notícias

TECNICON realiza a 4ª edição da SIPAT

Quinta-Feira, 21.09.2017 às 9:30
SIPAT_release

TECNICON realiza a 4ª edição da SIPAT

O evento é organizado pela CIPA da empresa e tem por objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida

Entre os dias 11 e 15 de setembro, a TECNICON promoveu a 4ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O evento foi realizado no auditório do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL) e na unidade da empresa em Horizontina, e teve como principal objetivo incentivar a segurança no ambiente de trabalho e consequentemente a melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

A semana iniciou com uma palestra sobre Direção Defensiva, ministrada por Everton Dias, que explicou sobre os principais cuidados que devem ser tomados no trânsito. Além disso, o palestrante também realizou uma dinâmica com o intuito de eleger o “motorista da rodada”, para saber qual colaborador mais respeita as leis de trânsito.

No segundo dia, as atividades foram comandadas pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Daniel Rôsler, que falou sobre os benefícios da Ergonomia no ambiente de trabalho.  Os colaboradores receberam diversas informações sobre como manter a postura correta, além de realizarem uma ginástica laboral, prática já realizada semanalmente na empresa, que alivia e previne dores e problemas articulares.

Na quarta-feira (13), a Nutricionista Clarice Konradt realizou uma palestra explicando sobre a importância da Alimentação Saudável. A profissional demonstrou diversos alimentos considerados essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de reforçar a necessidade de ingestão de água regularmente, principalmente com a chegada do verão. Ao término da apresentação, foram distribuídas frutas aos colaboradores, com o propósito de incentivar o consumo desses alimentos no dia a dia.

Instrução de Combate e Prevenção de Incêndio – foi o tema do penúltimo dia da SIPAT, que teve a colaboração do Corpo de Bombeiros de Horizontina. Neste dia, a orientação foi realizada na unidade da TECNICON, onde foram repassadas algumas instruções em casos de incêndio. Após a parte teórica, os bombeiros fizeram uma simulação de evacuação do prédio e demonstraram na prática como se utilizar os extintores de incêndio em casos de emergência. Os colaboradores ainda tiveram a oportunidade de manuseá-los, para entenderem melhor o funcionamento dos equipamentos.

O último dia de evento foi marcado por um bate-papo sobre Saúde Emocional, apresentando pela Psicóloga Geovana Deutner da Silva. A profissional aproveitou a ocasião para falar a respeito da importância da campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção do suicídio. Foram demonstrados alguns dados oficiais acerca da realidade no país e a psicóloga alertou os participantes para que fiquem sempre atentos ao comportamento de amigos, colegas e familiares, chamando também a atenção para a importância do diálogo e do carinho nessas situações.

A colaboradora Juliana Wurfel, uma das representantes da CIPA dentro da TECNICON, comentou sobre a relevância do evento. “A SIPAT desse ano, trouxe palestras com temas variados e voltados ao dia a dia da TECNICON.  Acredito que agregou e também contribuiu para que cada um refletisse como está a sua conduta como motorista, colaborador, e como está a sua saúde mental e física”, afirma.

 

A CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foi implementada na TECNICON no ano de 2014. Ela é constituída por colaboradores da empresa e tem a finalidade de prestar auxílio na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, dedicando-se a preservação da vida e saúde do trabalhador. A organização é regulamentada pela legislação brasileira, sendo uma norma presente na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e obrigatória para empresas com mais de vinte colaboradores. 

O principal objetivo da CIPA é observar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir, ou até mesmo eliminar os riscos existentes. Também é de sua responsabilidade promover todos os anos a SIPAT, com a realização de diversas atividades ligadas à segurança do trabalho - cursos, palestras e treinamentos. A comissão atua diariamente na empresa, proporcionando diversas ações que contribuem com o bem-estar dos colaboradores, assegurando um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos.

Sobre a TECNICON

TECNICON é uma empresa de software especialista no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços focados em gestão corporativa. Presente no mercado há mais de 27 anos, atua nos setores de Manufatura, Distribuição, Varejo, Agronegócio, Serviços, Educacional, Logística e Construção Civil. Fundada em Horizontina/RS e com filiais nas principais regiões econômicas do país, o seu principal diferencial é ser voltada a gestão utilizando a tecnologia como uma ferramenta para alavancar os negócios de seus clientes. Com esta visão, a TECNICON evoluiu até se tornar referência em seu segmento, posicionando a companhia entre as 50 maiores do ramo no Brasil.

Comprometida com a excelência e orientada sob o foco DO cliente, a TECNICON investe em seu capital humano para atender às necessidades de seus parceiros e gerar relações duradouras. O principal segredo para a sua trajetória de sucesso, é ter uma equipe destaque no mercado. Por isso, valoriza os colaboradores por sua qualificação e competência, estimula o desenvolvimento de cada profissional, além de acreditar na colaboração para que todos possam aprender e disseminar o conhecimento. Sempre buscando novas ideias, proporciona um ambiente aberto a inovação.

Graças a essa equipe de alto desempenho, foi eleita por dois anos consecutivos uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia da Informação do Brasil e do Rio Grande do Sul – segundo o Instituto Great Place to Work nos anos de 2015 e 2016 –, uma das 100+ inovadoras do país e conquistou a Medalha de Bronze no Prêmio Qualidade RS, promovido pelo PGPQ – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

TECNICON é a idealizadora e promotora do Projeto Geração T. Na 1° edição do projeto já foi possível perceber a importância dessa iniciativa, muitos talentos se desenvolveram e agora fazem parte da família TECNICON. As expectativas para a 2° edição são ainda maiores, esta é uma oportunidade singular para que os jovens possam construir juntos a tecnologia do futuro.

Saiba mais: www.tecnicon.com.br

 


VOLTAR IR AO TOPO