Notícias

Juiz ordena prisão do vereador de Horizontina suspeito de adulterar leite

Quarta-Feira, 22.05.2013 às 00h58
10 DE MAIO OPERAÇÃO LEITE  EM VILA CASCATA

 

     

         O vereador licenciado de Horizontina Larri Jappe(PDT),  foi preso no inicio da noite desta terça-feira(22), em sua residência no interior do município, localidade de Vila Cascata, por suposto envolvimento com a adulteração de leite, operação Leite Compen$ado investigada pelo Ministério Público.

 

         Conforme informações obtidas por nossa reportagem, havia certo temor de parte do MP que Jappe pudesse estar planejando sair do município. Uma ligação telefônica interceptada pela investigação, daria conta que ele estaria sendo orientado para que “cruzasse a fronteira” por uma advogada.

 

O diálogo segundo a causídica, teria sido em tom de brincadeira, sendo corriqueiro na área, especialmente quando diante de um caso de complexidade, como o que se apresentava. Segundo ela, estaria tendo dificuldades para acessar o processo, enquanto na imprensa o MP já noticiava o envolvimento do parlamentar. Ela teria tão somente assim se expressado, sem nenhuma consistência ou intenção nesse sentido.

 

A prisão preventiva do vereador teria sido pedida pela Promotoria Criminal do MP de Porto Alegre havia duas semanas e inicialmente negada pelo Poder Judiciário. Não está claro ainda se houve apresentação de novas provas pelo MP ou se somente o suposto diálogo, impactou em nova decisão do Juiz de Horizontina Danilo Schneider Jr.

 

O vereador licenciado foi levado ao Presídio Estadual de Santa Rosa pela equipe volante da Polícia Civil. A Operação Leite Compen$ado investiga o envolvimento de transportadores de leite de pelo menos três regiões do RS em adulteração do produto, misturando ureia para poder adicionar até 10% de água as cargas e com isso faturar mais.Transportadores foram denunciados e presos em Guaporé e Ibirubá.

 

No caso de Jappe, cargas supostamente descarregadas de seus caminhões na planta da Líder Alimentos em Crissiumal teriam apresentado a mistura.

 

O vereador nega envolvimento, e com sua defesa trabalha a hipótese de sabotagem ou armação criminosa no produto recolhido em suas rotas. Ele teria colaborado com as investigações. Sua propriedade foi alvo de ação de busca e apreensão no último dia 9 de maio. Pelo menos três caminhões e documentos teriam sido apreendidos e um estoque de ureia encontrado no armazém de sua casa agropecuária lacrado.

 

Nesta quarta(22) começa a atuar na Câmara de Vereadores uma CPI para analisar a quebra de decoro parlamentar de Jappe, que se comprovada poderá resultar em pedido de cassação de seu mandato. Na semana passada Jappe pediu licença do cargo por 30 dias tendo interinamente tomado posse o suplente Arani Lunardi Faleiro.


VOLTAR IR AO TOPO