Notícias

Mil professores estarão em Seminário Internacional de Educação

Domingo, 25.03.2018 às 7H45
23 de março- lançamento seminário tmaio

TRÊS DE MAIO/O espaço da Hettwer Pub sediou sexta-feira (16), à noite, o lançamento do III Seminário Internacional de Educação e Intercultura, por parte da Administração Municipal de Três de Maio. Na ocasião, o material de divulgação e identidade visual foi apresentado a autoridades, apoiadores e imprensa. O Seminário é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e a Universidade Federal de Santa Maria, através do Programa de Inovação Pedagógica (PROIPE).


Conforme destacou a vice-prefeita e coordenadora geral do Seminário, Eliane Zucatto Fischer, o respeito à diversidade cultural na Educação será abordado a partir da teoria de Humberto Maturana, médico chileno, doutor em Biologia, criador da Biologia do Conhecer e Biologia do Amor.


“Vamos dialogar a educação não só em nível de Três de Maio, mas, sim, a Educação como um todo. Vamos ter presente o trabalho de Maturana a pedagogia do viver, do conviver e isso é muito importante. Nós precisamos, sim, reencantar a educação. Então, é um apelo que a gente faz em nome de toda a comissão organizadora deste seminário, aos prefeitos e secretários que aqui estão, que divulguem o evento, que ofereçam aos seus educadores esse tempo, esse espaço de formação. A oportunidade de discutir a importância da Educação na vida desde os nossos pequenininhos até o Ensino Superior”.


EDUCAÇÃO E DIREITOS
De acordo com o prefeito, Altair Copatti, a realização do Seminário foi opção do governo municipal tendo em vista o papel fundamental da Educação para o desenvolvimento humano e, por consequência, de uma sociedade mais justa e solidária. Copatti relacionou esta prioridade ao atual momento político e social por que passa o Brasil e citou a execução da vereadora carioca Marielle Franco como exemplo.


“Isso é um problema nosso, um problema do Brasil, uma situação que nós não podemos fazer de conta que não é nossa. Estamos aqui no interior, longe, mas quem de vocês não conhece a história de uma mulher agredida, de uma comunidade indígena ou de uma comunidade negra sendo discriminada? Isso significa que precisamos trabalhar para que essas diferenças sejam dizimadas.

 

Às vezes, as pessoas confundem alguém que defende os Direitos Humanos com alguém que defende bandido. Na verdade, a gente só dá valor ao direito humano quando perde o direito à liberdade, à democracia. A gente não pode se calar diante disso. E a educação que estamos propondo, o que se propõe o III Seminário, é justamente isso: um debate sobre as diferentes culturas e voltado para um pensamento onde a educação deve ser solidária, com amor à vida. Com certeza, se nós fizermos uma educação de qualidade, vamos ter muito menos agressão, muito menos assassinatos porque estaremos ensinando às crianças a maneira de conviver melhor”, enfatizou o prefeito.


Em 2017, o evento atraiu mais de mil educadores, de quatro países e 70 municípios. Neste ano, a expectativa é alcançar esses mesmos números. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site do evento (www.siei.pmtresdemaio.com.br).


Fonte:Ana Júlia Tiellet-Imprensa PM Três de Maio
Imagens: Paulo R Staziaki- Jornal e Portal FC.


VOLTAR IR AO TOPO