Notícias

Horizontina inaugura monumento à Jorge Logemann fundador do Grupo SLC

Sábado, 22.06.2013 às 13h
Familia Logemann

 

         Os descendentes de Zayra e Jorge Logemann, estiveram em Horizontina nesta sexta e sábado(21 e 22) participando de várias atividades.

 

        

Na tarde de sexta-feira os Logemann foram recebidos pelo Governo Municipal, em audiência junto ao gabinete do Prefeito Nildo Hickmann e após visitaram o prédio da antiga Pampa Implementos, Escola Municipal Nelly Dahne Logemann (nome da mãe de Jorge), Biblioteca e Museu Municipal que levam o nome de Centro Cultural Jorge Logemann.

        

A família confirmou a doação definitiva da área da antiga Pampa para o município. Até então havia uma cessão de uso em comodato. Com a doação o município poderá fazer investimentos prediais e obras de adequações e melhorias no local. A família Logemann também confirmou a continuidade da cessão de uso ao município dos espaços da Biblioteca Pública e Museu Municipal.

        

A noite de sexta-feira esteve reservada para um jantar festivo que marcou a despedida do quadro funcional das organizações SLC de Elemar Jacob Beck, após 56 anos servindo o grupo empresarial, que atualmente é um dos 10 maiores em faturamento no RS.

Elemar deixa o grupo para dedicar-se à atividades empresariais próprias. Ele foi homenageado com grande emoção em pronunciamento do vice-presidente do Grupo SLC Jorge Luiz Silva Logemann, junto ao Restaurante Divina Gula.

 

Na manhã deste sábado ocorreu a inauguração de um Monumento na confluência das ruas Arnoldo Schneider e Chafariz com a avenida que leva o nome de Jorge Antônio Dahne Logemann, primeiro prefeito de Horizontina e empresário que fabricou a primeira colheitadeira automotriz no Brasil.

 

Jorge nasceu em 1922 e veio a falecer em 1987, coincidentemente no dia 25 de Julho, Dia do Colono, talvez marcado pelo destino, pois foi a classe rural que desejou servir como empreendedor, produzindo o implemento que facilitava a colheita mecânica de grãos, transformada em uma realidade de alta tecnologia atualmente no país.

 

 

O monumento em forma de chama esculpida em bronze, tem como título  “O calor desta chama mantém viva a memória de um pioneiro”. Logemann recebeu na década de 80 a láurea de “Homem de Aço” conferida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Os irmãos Eduardo e Jorge Luis, representaram a família nas atividades oficiais desenvolvidas no município, acompanhados dos demais irmãos e os respectivos familiares.


VOLTAR IR AO TOPO