Notícias

ABOCH viabiliza atendimento Bucomaxilofacial sem custo para pacientes - Entidade firmou contrato com COFRON

Quinta-Feira, 11.04.2019 às 9h
TopSul Notícas - www.topsulnoticias.com.br -  Osvaldo Cruz de Horizontina

 

A comunidade de Horizontina e região já pode comemorar mais uma conquista da ABOCH que vem em benefício de todos para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Neste mês de abril, iniciaram os atendimentos com os dentistas especialistas em bucomaxilofacial Fernando Motta e Moacir Portolan. Os atendimentos de consulta e alguns procedimentos são via COFRON, por meio de um contrato entre ABOCH e o Consórcio Público Fronteira Noroeste.

Assim, pacientes de todos os municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde podem se beneficiar deste serviço, sem custos.

Para agendar o atendimento, os pacientes devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município.

No ano passado, Motta e Portolan já fizeram alguns atendimentos e cirurgias via convênio com o muicípio de Horizontina por meio de um repasse feito pela Camara Municipal de Vereadores, que teve duração de 6 meses. Foram mais de 100 procedimetos cirúrgicos e mais de 200 consultas sem custos para os pacientes.

Conforme o adminsitrador do Hospital, Claudionei Gewehr, a ABOCH já protocolou no Ministério da Saúde o pedido para que o Hospital Oswaldo Cruz seja referência regional via SUS em bucomaxilofacial, já que nenhum outro município da região oferece este serviço neste formato.

Saiba mais: bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula.

Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.

 


VOLTAR IR AO TOPO