Notícias

Criado em Horizontina grupo de apoio Superação

Segunda-Feira, 10.06.2019 às 12h
01-aa grupo superação

A necessidade de falar mais sobre a depressão e o suicídio faz surgir em Horizontina o grupo de apoio Superação. A mobilização iniciou em fevereiro e no dia 27 de março ocorreu o primeiro encontro, onde o tema abordado foi depressão e sua influência sobre o suicídio.

São encontros que ocorrem uma vez por mês, sempre na última quarta-feira, junto a Câmara Municipal de Vereadorres. São voluntárias a vereadora Ana Denise Strapassom em nome da Procuradoria da Mulher do Legislativo e as psicólogas Joice Pooder, Kátia Danielly Menezes e Anicéia Kapusta.

Nos encontros já realizados ocorreram abordagens também referentes a ansiedade. Aos participantes é garantido o anonimato e o grande símbolo do grupo são as mãos dadas significando o apoio entre os participantes do grupo.

Suicídio

O Suicídio não tem só uma causa, mas é o resultado de uma rede de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais. Atenção a alguns sinais de que alguém está considerando suicídio: Tristeza intensa durante vários dias; Falta de interesse e planos para o futuro; Falar frase como ‘‘talvez eu devesse sumir’’ ou ‘‘você estaria melhor sem mim’’; Tentativas prévias de suicídio.

Importante também não julgar, culpar ou ofender a pessoa que está passando por esse momento. O desejo de morrer já está associado a pensamentos e sentimentos de inferioridade, submissão e derrota. Quando você julga, culpa ou ofende alguém por se sentir assim, você alimenta esse ciclo vicioso e deixa tudo pior.

Diante desse tema, as integrantes do grupo perceberam a necessidade de abrir um espaço para compartilhar tudo que os participantes quisessem, pois a melhor maneira de ajudar é escutar com atenção e deixar a pessoa falar. Muitas vezes, o melhor jeito de oferecer apoio emocional é simplesmente escutar sem interromper. Deixar a pessoa falar o quanto quiser enquanto você escutar com afeto e carinho, diz a Psicóloga Katia.

Também sem perguntar sem medo se a pessoa pensa ou quer se matar, as vezes a pessoa não se dá conta e através dessa fala toma consciência. A recomendação é sempre buscar ajuda profissional, mesmo que a pessoa resista. A sensação de desesperança e sofrimento podem ser tão intensa que a pessoa desiste até da ideia de buscar ajuda.

O Grupo Superação disponibiliza essas e outras informações em sua página no facebook. https://www.facebook.com/grupodeapoiosuperacao


VOLTAR IR AO TOPO