Notícias

Unidades de Saúde adotam sistema de acolhimento a partir de segunda dia 1º

Sexta-Feira, 28.06.2019 às 12h34
01-aa saúde II

HORIZONTINA:

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de julho, a população de Horizontina usuária da rede básica de postos de saúde, não precisa mais se posicionar em filas para buscar atendimento médico, de enfermagem ou pela necessidade de exames.

Todos poderão se dirigir às UBSs – Unidades Básicas de Saúde a partir da abertura das mesmas ás 7h30 da manhã. Os usuários passarão pelo acolhimento das equipes de cada unidade, serão ouvidos em suas demandas e encaminhados ao atendimento, mediante necessidade e urgência de cada um.

O atendimento do médico, da enfermeira e dos técnicos de enfermagem, se dará no mesmo dia para os casos urgentes, por agendamento quando forem eletivos, assim como agilizados os procedimentos administrativos ou o encaminhamento a outros profissionais do sistema.

A implantação do novo modelo de acolhimento passou por experiência piloto em uma das unidades desde outubro de 2018, revelando-se eficiente. Conforme a Secretária Municipal de Saúde Zuleica Wehner e o vice-prefeito Jones Cunha, que atuaram diretamente na busca de uma solução, ao que consideravam, desumano e constrangedor, o novo formato terá sua melhor funcionalidade percebido rapidamente pela comunidade.

Os dois gestores foram nas madrugadas visitar as filas que se formavam e dialogar com as pessoas. Ali se depararam com idosos, pessoas gripadas, com dor, e com uma ordem de atendimento feita muitas vezes pelos próprios usuários, que sabendo do número de consultas diários, faziam a contagem na ordem de chegada e desistiam da fila, retornando para suas casas sem relatar o motivo da busca pelo atendimento aos profissionais.

O governo passou então a buscar uma solução que fosse humanizar e qualificar o sistema, passando a acompanhar uma experiência adotada em Santa Rosa. Após aplicá-la por mais de seis meses na Unidade PSF Centro, a experiência foi compartilhada com as demais equipes, até que havia duas semanas o médico Luís Antônio Benvgnú e a enfermeira Elisiane Bisognin vieram ao município esclarecer dúvidas e detalhar para as equipes a sistemática que em Santa Rosa revelou-se resolutiva.

A Enfermeira Marilei Eich antecipa que o modelo dará mais trabalho às equipes, mas prevê maior abrangência e eficiência no território de cada unidade. “Certamente surgirão dúvidas, dificuldades, mas como no acolhimento, dialogando é que se encontrará a melhor saída”, destaca.


VOLTAR IR AO TOPO