Notícias

Aluna de Horizontina na semifinal da Olimpíada de L. Portuguesa

Segunda-Feira, 21.10.2019 às 12h34
01- olímpiada língua portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. As escolas públicas de todo Brasil tiveram a oportunidade de participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Nesta edição, a EMEF Espírito Santo recebeu com muita alegria a informação de que a aluna Júlia Luana Schmitt do 9º Ano A, foi classificada para a Etapa da Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. O texto foi analisado pela Comissão Julgadora Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foi selecionado como um dos 125 semifinalistas da Olimpíada na categoria Crônica.

As oficinas foram desenvolvidas em sala de aula pela professora Luciane Bolzan Cantarelli nas aulas de Língua Portuguesa, sendo uma importante oportunidade de aprimorar a leitura e a escrita dos alunos. A aluna Júlia foi muito feliz ao escrever a crônica intitulada “O Guardião do Conhecimento”, fazendo uma comparação entre o que o prédio da Biblioteca Pública e Museu Municipal de Horizontina representou para o povo horizontinense, quando o mesmo exercia o papel de moinho e hoje oferece o “pão intelectual”, sendo então denominado pela aluna como o “Guardião do Conhecimento”.

A aluna Júlia participará da próxima etapa em São Paulo, durante os dias 23 a 25 de outubro, acompanhada pelo Diretor da EMEF Espírito Santo Benício Daniel Sartor, o qual estará representando a professora Luciane B. Cantarelli. Na ocasião os mesmos participarão de oficinas e atividades culturais, concorrendo agora na Etapa Final.


VOLTAR IR AO TOPO