Notícias

Confirmado primeiro caso de Corona Vírus em Horizontina

Segunda-Feira, 27.04.2020 às 18h
01-111 CORONA MARCA

Um paciente do sexo masculino que retornou de viagem no último dia 17 de abril vindo do Estado de São Paulo, tendo passado também pelo Paraná, é o primeiro caso confirmado de Corona Vírus em Horizontina. Ele apresentou sintomas de dor de garganta leve dois dias mais tarde e foi testado positivo para a Covid 19 na data deste dia 27 de abril. 

 

Ao chegar de viagem o homem teve contato com a esposa que imediatamente tomou as medidas de isolamento e informou ao COES – Comitê de Emergência em Saúde do município, passando ambos a seguir os protocolos. Desde o dia 24 o homem recebeu medicação e passa bem.

 

Como não desenvolveu nenhum sintoma grave, ele passou esses dias na condição de monitorado pelo sistema municipal de saúde. O paciente de forma particular, procurou um laboratório credenciado e fez o seu exame que deu positivo. A esposa não apresentou sintomas até esse momento passará pelo teste rápido após o 11º dia.

 

O COES destaca que o nome de pessoa infectada não pode ser divulgado sob hipótese alguma, a menos que de iniciativa própria do paciente.

 

A informação oficial sobre esse primeiro caso foi feita em coletiva de imprensa no final da tarde desta segunda-feira junto ao gabinete do Prefeito Municipal, na presença do vice-prefeito Jones Jehn da Cunha, Secretária Municipal de Saúde Alana Klaesener Cutler, Enfermeira Larissa Bicca – Chefe da área de epidemiologia e o médico do sistema municipal de saúde Giuvani Bender.

 

Ambos reforçaram que as medidas de higiene e distanciamento social sugeridas precisam ser levadas a sério. Só sair de casa por necessidade e protegido por máscara. Evitar aglomerações, festas e encontros, bem como proteger as pessoas de risco como idoso e pacientes com comorbidades.

 

Embora o caso seja importado, o Ministério da Saúde destaca que há a transmissão comunitária em todo o território nacional, razões para que todos tomem os devidos cuidados de proteção.


VOLTAR IR AO TOPO