Notícias

11 de dezembro: dia para encorajar e dar voz às profissionais engenheiras

Quinta-Feira, 10.12.2020 às 09h08min
SWE FAHOR

No dia 11 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro e da Engenheira. A data surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

Em Horizontina, os cursos de Engenharia da FAHOR formam profissionais desta área desde 2005. De lá para cá, a presença de mulheres nos cursos de Engenharia aumentou consideravelmente, mas ainda há um longo caminho a ser traçado e diversos desafios a serem enfrentados por aquelas que também sonham em trabalhar na indústria automobilística, na aviação, no setor moveleiro, de mobilidade, na indústria petroquímica, na indústria de máquinas agrícolas, entre outras.

E para incentivar as jovens estudantes a seguirem nas áreas de STEM, que são Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, é que surgiu a SWE – Sociedade de Mulheres Engenheiras. Os grupos de profissionais atuam em escolas, nas universidades e nas empresas.

A estudante de Engenharia Química, Julia Spohr Mattiazzi que também já é formada em Química Industrial, explica que além de atrair outras mulheres para as áreas de ciências, engenharia e matemática, a SWE busca desenvolvê-las profissional e pessoalmente. 

“No grupo SWE FAHOR, temos como base principal, fortalecer e ajudar umas às outras, conquistando e encantando outras mulheres para que se encorajem, também, nessas áreas. Precisamos lembrar todo dia, o que nós, mulheres, somos capazes e podemos fazer de diferente para sermos grandes profissionais", comenta Julia.

A engenheira de Produção Jaíne Rieth, egressa da FAHOR, afirma que a SWE proporciona às engenheiras um lugar e voz únicos na indústria e na Engenharia, por mais de seis décadas. “Por meio da SWE, pude me aprofundar e entender porque é preciso falar sobre a mulher no mercado de trabalho ou em áreas STEM. E buscar respostas pelas quais as mulheres não estão ocupando cargos de gestão de forma proporcional. Mas a SWE vai além disso, ela proporciona desenvolvimento técnico e comportamental, através de treinamentos, roda de conversas, networking de nível nacional e global, conferências. Enfim, muitas possibilidades! Sou muito grata por ter a oportunidade de participar deste grupo e encorajar outras meninas."

O Núcleo da SWE FAHOR foi o primeiro criado dentro de uma faculdade no Brasil e é certificado pela SWE Internacional desde seu lançamento, em 2018.

 


VOLTAR IR AO TOPO