Notícias

COMISSÃO DE EMPRESÁRIOS É RECEBIDA EM REUNIÃO PELO EXECUTIVO

Quarta-Feira, 10.03.2021 às 08h31min
REUNIÃO EMPRESÁRIOS 2

 O Governo Municipal de Horizontina recebeu em reunião uma comissão de representantes do comércio local, liderada pelo empresário e vereador Diogo Luis Weiss, e pelas empreendedoras Vanderlise Kommers e Gisela Ribeiro.


       Assuntos importantes foram abordados, entre eles a contrariedade dos empresários considerados não essenciais, que estão com seus negócios prejudicados pelo modo remoto de atendimento, devido ao decreto de bandeira preta do Governo do Estado e o fim a cogestão regionalizada com os municípios do enfrentamento da pandemia, determinado na medida.


        O prefeito Jones Cunha, vice-prefeita Zuleica Wehner e os secretários de governo Marcelo Engel, Gilmar Quintiliano, Darlan Dewes e ao assessor de assuntos jurídicos do Governo Municipal Vinicius Wichrowski ouviram também a reclamação dos empresários, especialmente com a forma de abordagem e fiscalização de órgãos municipais e do Estado.

O prefeito Jones Jenh da Cunha explanou as medidas adotadas pelo governo local para amenizar a situação envolvendo a realidade do comércio local no decorrer de todo o período da pandemia.


Relatou também a responsabilidade do Município em relação ao cumprimento da legislação estadual, sob pena de ser responsabilizado por eventual omissão. Foram discutidos também pontos específicos do decreto em relação a possibilidade de flexibilização, porém, infelizmente não adentra mais às competências do Município no momento, em função dos termos constantes junto ao decreto estadual.


O secretário de Saúde Darlan Dewes também explanou a respeito do tratamento precoce, bem como do estudo envolvendo a variante do vírus da Covid-19.

Como encaminhamento da reunião, o prefeito Cunha comprometeu-se em levar a demanda mais uma vez à reunião dos prefeitos da AMUFRON – Associação de Municípios da Fronteira Noroeste, com intuito de tentar haver uma reavaliação dos protocolos envolvendo o comércio.


Finalizando o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Quintiliano da Silva, explanou a respeito do programa de subsídio a juro zero, para empréstimos aos Microempreendedores Individuais e Microempresas, o qual encontra-se em vigência, bem como também das empresas já beneficiadas.


       O prefeito Jones Cunha destaca que por toda a gestão da crise envolvendo a pandemia, desde março de 2020, o município não mediu esforços para deixar a economia ativa, porém neste momento, há um decreto maior, que no âmbito da administração pública e da Constituição, obriga o município a seu cumprimento.


VOLTAR IR AO TOPO