Notícias

FAHOR promove curso inédito em Biodigestores

Segunda-Feira, 19.04.2021 às 09h09min
Biodigestores curso

A FAHOR traz uma oportunidade inédita na região para ampliar e disseminar o conhecimento adquirido na área de Biodigestores, por meio de um Curso de Qualificação, que ocorre de 5 de maio a 12 de junho, com encontros às quartas-feiras à noite e aos sábados pela manhã.


O Curso surge num momento importante de valorização e busca por novas alternativas de fontes de energia renováveis e de utilização de resíduos produzidos  pela suinocultura e avicultura, especialmente na região Noroeste do RS.


A FAHOR se orgulha de possuir no seu quadro docente dois professores altamente qualificados e com experiência na área de biodigestores, sendo o engenheiro mecânico e Mestre  Engenharia de Sistemas e Computação, Adalberto Lovato e o Doutor  em Ciência da Computação, Fauzi Shubeita, que são integrantes do grupo de trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores do Rio Grande do Sul que instituiu a Política Estadual de Biogás no Rio Grande do Sul.


“Este Curso vai possibilitar a identificação e o entendimento de todos os elementos necessários para da construção e operação de um biodigestor. Temos experiência prática e teórica de mais de 10 anos em diversas pesquisas profundas sobre esse tema. Vamos trazer as possibilidades de projetos e ações do que pode ser feito daqui para frente relacionado às fontes de energias renováveis, como o biogás, o uso das matérias orgânicas, a conhecida como bioenergia, algo que temos em ampla escala aqui na região e não é aproveitada”, destacou o professor Fauzi Shubeita.


Entre os conteúdos abordados estão as avaliações de custo e benefício de um biodigestor, conhecimento de todos os elementos necessários para sua instalação e uma vivência na produção de biogás. Para isso é necessário conhecer os tipos de resíduos orgânicos reaproveitáveis e seus potenciais, normas técnicas de segurança e conhecer o processo de digestão anaeróbica, que é o processo de fermentação realizado por bactérias específicas dentro do biodigestor para a produção do biogás.


As inscrições estão abertas no site: www.fahor.com.br/qualificacao

 


VOLTAR IR AO TOPO