Notícias

Setrem e Celena Alimentos firmam parceria para lançamento de cultivares de linho

Quinta-Feira, 01.07.2021 às 09h04min
Linho_Area_Experimental_Setrem_1

O Programa de Melhoramento Genético de Linho e Painço, do curso de Agronomia da Faculdade Setrem dá um passo significativo para sua consolidação: o lançamento de cultivares de linho melhoradas para o uso nos sistemas produtivos dos agricultores dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

A Faculdade de Agronomia da Setrem vem desenvolvendo pesquisas de melhoramento genético em linho desde 2015. Atualmente coordenado pelo professor e engenheiro agrônomo Dr. Rodrigo Danielowski, o Programa já selecionou mais de 17 linhagens com alto potencial produtivo e menores limitações para a colheita da cultura, o que facilita o seu uso em manejos de rotação e sucessão de culturas nos sistemas produtivos dos dois estados brasileiros.

 

Este ano, com o objetivo de lançamento de duas destas cultivares com registro e proteção, a Setrem assinará no próximo mês de julho uma parceria técnica com a Celena Alimentos, a qual será a responsável pela produção e distribuição das sementes no mercado.

 

"O lançamento destas duas cultivares promete mais uma possibilidade rentável para o sistema produtivo dos agricultores, proporcionando melhorias nas condições de solos e também uma fonte de renda para as famílias, diluindo os custos fixos das Unidades de Produção Agropecuária", destaca o coordenador do curso de Agronomia, Marcos Caraffa.

 

Por meio desta parceria, além do fomento ao cultivo de linho como uma estratégia de qualificação dos sistemas produtivos, também serão intensificadas as pesquisas com a possibilidade de iniciação científica para os acadêmicos do curso de Agronomia da Setrem, via o fomento de uma bolsa de pesquisa pela Celena Alimentos.

 

FOTOS: MARCOS CARAFFA/SETREM

 

Ascom Setrem

 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing

(55)98442-0621 | (55)3535-4600 

setrem.edu.br


VOLTAR IR AO TOPO