Notícias

Saúde da Mulher Jeferson vai reforçar ao estado pedido por Centro de Referência Macrorregional em São Luiz Gonzaga

Quarta-Feira, 18.08.2021 às 14h03min
2830a64e-5128-4c31-ab7e-b4ccd0e6cceb

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) vai solicitar que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa reforce junto a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, a necessidade de aprovação do projeto do Hospital São José, de Giruá, para a garantia do atendimento de saúde da mulher em toda a macrorregião.


A proposta, que abrange a implementação de um Centro de Referência Macrorregional na Saúde da Mulher em Giruá e duas unidades satélites nos municípios de São Luiz Gonzaga e Ijuí, atenderia não só à realização de exames de mamografia, como já ocorre na unidade sãoluizense, mas de ecografia, de Raios-X e pequenos procedimentos ginecológicos, a partir de recursos do SUS e custeio do estado. A manifestação ocorreu na manhã desta quarta-feira (18/08), em reunião com o vereador José Luís Terra (PT), o parlamentar e o diretor administrativo do Hospital São José, Isnar Passos.


A concretização do Centro de Referência resolveria o problema da iminente desativação da unidade de São Luiz Gonzaga pelo Hospital São José, que cobra dos prefeitos dos municípios atendidos a divisão dos custos de manutenção do equipamento instalado em São Luiz Gonzaga: cerca de R$ 14 mil/mês no total.


A preocupação com o fechamento dessa unidade motivou o vereador José Luís Terra (PT), que solicitou o apoio de Jeferson para manutenção dos serviços em São Luiz Gonzaga. "É uma angústia para muitas mulheres do município, que não tem condições de se deslocar até Giruá para fazer os exames. Mamografia é um primeiro passo importante", ressaltou o vereador.


Em contato com o Hospital, o diretor administrativo da entidade, Isnar Passos explicou ao deputado que a unidade foi instalada em São Luiz, em 2009, para atender a 12ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Saúde. No entanto, na época, não foi acordada nenhum tipo de contrapartida para o Hospital, que até 2019 arcou com os custos de manutenção do equipamento, mesmo sem nenhuma obrigação legal de manter os serviços em localidade fora de Giruá. "Solicitamos então, que os municípios dividissem ao menos as despesas de manutenção do mamógrafo, do serviço de controle de raio-x e de pessoal. E eles vinham pagando por isso há mais de um ano e meio.


Mas houve uma decisão de descontinuar estes pagamentos", lamentou o diretor, lembrando que informara aos envolvidos da necessidade de trocar o mamógrafo, comprado em 2010. "Os prefeitos acharam absurdo estarem pagando por um exame que é feito pelo SUS. Mas não estavam pagando pelo exame e sim pela manutenção da unidade em São Luiz Gonzaga. Para o São José, não faz sentido ter este custo. Então, iniciamos a descontinuidade dos serviços", detalhou.


Para Jeferson, a alternativa apresentada pelo diretor, o Centro de Referência, é a mais efetiva. "Sabemos que esses exames são fundamentais para a saúde das mulheres e a agilidade na realização pode salvar vidas. Será ainda mais útil para a comunidade ter todos os serviços no município e não só a mamografia", lembrou o parlamentar, que prometeu sensibilizar deputados da Comissão e a secretária Arita quanto à importância do projeto para a macrorregião.


Neste sentido, Isnar reforçou que o Hospital tem interesse em oferecer um "serviço robusto" à população. "Nós queremos não só fazer o exame, mas oferecer um diagnóstico mais seguro, com mais agilidade e mantendo a paciente no sistema. Queremos que a mulher tenha a garantia de sair do nosso serviço com a segurança da resposta que obteve. Estamos olhando a qualidade e não só o número de exames", finalizou.


Andréa Farias

Assessoria de Imprensa

Gabinete Deputado Jeferson Fernandes (PT)

(51) 996843285


VOLTAR IR AO TOPO