Notícias

Ventos fortes causam destruição em Horizontina

Quinta-Feira, 27.01.2022 às 8h00
Olinda FM

 

Dezenas de propriedades registraram prejuízos com queda de árvores e destelhamentos parciais de casas e galpões

 

A Defesa Civil da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e secretarias de Infraestrutura&Logística e Desenvolvimento Rural, trabalharam mais uma vez em força tarefa na tarde/noite da terça-feira, 25 de janeiro e na quarta-feira dia 26, no interior de Horizontina, em localidades como Bela Vista, Lajeado Coqueiro e Lajeado Seco, onde o vento forte causou estragos de grande monta.

 

A propriedade mais atingida foi a do agricultor Valdecir Idalgo, onde as rajadas de vento fizeram vir abaixo o pavilhão de criação de suínos com capacidade de terminação de 450 animais e o telhado da casa da família. Outras instalações da propriedade também ficaram destruídas.

 

A Defesa Civil auxiliou com telhas de amianto para reconstrução da cobertura da residência. O chiqueiro estava sem animais, pois suínos seriam internados para terminação até o final desta semana. Perda total da estrutura, e estima o proprietário ser necessário investimento de R$ 200 mil para reerguer a sua principal fonte de renda. Ele possuía seguro parcial da parte do telhado.

 

Perto dali, a propriedade de Elcido e Eleida Wandscher teve parte do telhado do galpão onde guardavam sementes e fertilizantes arrancado, molhando os produtos armazenados e causando um prejuízo de R$ 100.000,00. Outras instalações também sofreram avarias.

 

       Em Bela Vista um pavilhão usado para criação de gado confinado teve seu telhado arrancado pela força do vento.

 

O telhado do pavilhão de terminação de suinos de Airton Bonemann, em Bela Vista, também foi destruido pelo vendaval.

 

As folhas metálicas retorcidas ficaram presas em árvores de uma mata próxima e uma das partes voou com o vento cerca de 150 metros, parando nas margens da RS 305, por pouco não atingindo um veículo. Igualmente o espaço, pertencente a Cenair Mohr, estava sem animais, porém a família perdeu o trato armazenado. Este produtor possuía seguro total e já acionou a seguradora para buscar a reconstrução do pavilhão.

 

       Árvores caíram em vários pontos de localidades, parcialmente, o telhado da suinocultura de Roseméri Gerhardt também teve partes arrebentadas. As equipes da Defesa Civil. As equipes contabilizaram sete propriedades mais seriamente atingidas.

 

       Máquinas do município estarão sendo colocadas a disposição dos moradores para auxiliar no trabalho de remoção de entulhos e para reconstrução. O prefeito Jones Cunha e o Diretor de Defesa Civil, visitaram duas das propriedades mais atingidas na tarde de quarta-feira, dia 26, e encontraram um cenário desolador, com os agricultores, já angustiados pela estiagem que castigou suas lavouras (amenizada com a chuva desta semana) e agora tendo que arcar com despesas não previstas.

 

       A família  Idalgo, que teve o chiqueirão derrubado, tem uma campanha de arrecadação de materiais para construção ou mesmo qualquer quantia em dinheiro em andamento. Para doações através de pix a chave é 032 120 490 57

(fotos: Paulo R Staziaki, Imprensa PM Horizontina e Adilson Oliveira Defesa Civil Horizontina)


VOLTAR IR AO TOPO