Notícias

Piloto de Miraguaí morre em queda de helicóptero no Maranhão

Quinta-Feira, 04.01.2024 às 6h4
4889717_3407b92cfe2c2d2

 

Acidente que vitimou José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, 43 anos, aconteceu em uma fazenda do município de Santa Luzia

O único tripulante da aeronave que caiu no Maranhão na manhã de terça-feira (2) era natural de Miraguaí, município de 4,4 mil habitantes do noroeste do RS. José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, 43 anos, morreu após o helicóptero que pilotava cair em uma fazenda em Santa Luzia, cidade a 294 quilômetros de São Luís (MA).

Segundo informações do g1, o gaúcho realizava a pulverização de veneno em um matagal dentro da área de uma fazenda. Em função da queda, a aeronave pegou fogo e o piloto morreu carbonizado no local do acidente.

De acordo com a polícia, o corpo de José Rondinelle foi encontrado minutos depois da queda pelo seu filho, de 18 anos, e por funcionários que trabalham na fazenda a uma distância de 3 km do hangar. Na terça-feira, o corpo do gaúcho foi levado para Imperatriz, cidade a 629 quilômetros de São Luís, onde passará por perícia.

Problemas técnicos

Segundo a polícia, José estava no local do acidente desde 22 de dezembro. Durante o período, a aeronave passou por duas panes, sendo uma por falta de combustível e outra por perda de potência. Essa última foi solucionada por Rodrigues, que realizou a limpeza do filtro de combustível da aeronave.

Ainda conforme a polícia, o helicóptero modelo Robson 44 foi modificado para realização de pulverização agrícola e estava a serviço da fazenda Agro-Maratá.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de prefixo PT-YGI, fabricada em 1998, pertencia ao piloto José Rondinelle da Encarnação e estava com a operação negada para táxi aéreo.

Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020. O documento emitido pela Anac comprova que a aeronave tem condições de operar com segurança.

FAB vai investigar acidente

Em nota enviada ao g1, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionado para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de Rodrigues.

Ainda de acordo com a nota, o Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. "A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", pontuou a FAB.


VOLTAR IR AO TOPO