Notícias

CTG Carreteiros de Horizonte define programação da Semana Farroupilha

Quarta-Feira, 04.09.2013 às
SITE CHAMA CRIOULA 2012 HZ 2

Tema será “O RS no Imaginário Social” e tradicionalista Boquinha será o Patrono dos festejos:

 

Evidenciando o tema “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social”, definido pela busca da compreensão e organização do ser humano, de maneira que cada indivíduo encontre seu lugar e sua razão de ser no tempo e no espaço, será aberta dia 12 de setembro mais uma Semana de Festejos Farroupilhas em Horizontina, quando ocorre a chegada da Chama Crioula.

 

Voltando ao tema,  o imaginário resulta de um vasto conjunto de imagens, símbolos e ritos, enfim, do conjunto de experiências coletivas ou individuais de uma sociedade, e proporciona a possibilidade de levar para as escolas, CTGs, e desfiles de todo o estado, um tema de grande reflexão da importância do estudo do imaginário. O Patrono Semana Farroupilha Horizontina será o tradicionalista Jorge Bairros de Almeida, popular  Boquinha.

 

Na manhã da segunda feira, dia 9 de setembro um grupo de cavalarianos de Horizontina partirá em direção a Três de Maio em busca da Chama Crioula. Às 14h de terça-feira inicia a cavalgada de volta para Horizontina, passando pelas localidades tresmaienses de Vila Consolata e Esquina Bado, dali se dirigindo a Ponte Pratos e Dr. Maurício Cardoso, culminando na tarde de quinta-feira, dia 12,  com a chegada ao CTG Carreteiros de Horizonte por volta das 15h30min, onde ocorre a abertura oficial. Ás 20h deste mesmo dia já ocorrerá a primeira atividade no Acampamento Farroupilha.

 

Na sexta-feira dia 13 ás 20h será aberta a 15ª Carreteada Estudantil, festival que está sendo resgatado após 9 anos de inatividade e que viverá sua noite classificatória.  No sábado, dia 14 haverá almoço dos ranchos e a noite a final da Carreteada com entrega de prêmios aos vencedores e Fandango de Encerramento. 

 

O domingo dia 15, será reservado para levar ás 9h a centelha da chama crioula ao Rancho Parceria, do músico e apresentador gauchesco Darci Winter(PIBI) em Esquina Mambuca, onde ocorrerá celebração de Culto Crioulo aos moldes da Igreja Luterana São Lucas. Às 12h almoço do Piquete Tipo Bixo junto ao CTG seguido de apresentações artísticas. Às 19h Missa Crioula na Igreja Matriz Católica com a chama crioula conduzida pelos cavalarianos.

 

         A programação terá seguimento na segunda-feira, dia 16,  com hora cívica das escolas ás 8h no CTG, almoço nos ranchos e atividades artísticas com estudantes na parte da tarde. A noite, 19h30 apresentação das invernadas e jantar(feijão carregado e carreteiro) a cargo dos piquetes tradicionalistas.Logo após show com Andorinha e Grupo

Na terça-feira, dia 17, hora cívica, almoço nos ranchos e atividades artísticas durante o dia. Ás 19h30min, palestra sobre tradicionalismo, formatura do Programa Mini-Empresa da Aciap e Junior Achieviement-RS e jantar(vaca atolada) a cargo do CTG, com show do grupo da própria entidade tradicionalista.

 

Dia 18 – Quarta-Feira, segue a programação diurna como nos dias anteriores e ás 19h30min haverá culto crioulo aos moldes luteranos Comunidade Martinho Lutero, apresentações de invernadas e o jantar(noite das costelas) a cargo do CFJL. Após show com Claudio Pereira e Shirle de Moraes.

 

Dia 19 – Quinta-Feira, café campeiro com o Associado promovido pela ACIAP, hora cívica e ronda crioula das escolas durante a manhã e tarde.  Às 20h30min – Apresentações Artísticas e Culturais – Invernada Mirim e ás 21h – Jantar a cargo Banrinsul e Lojas Quero-Quero( tripa gorda), seguido de show com “Antônio Carlos e Darlan Ortaça”

 

No dia 20 de setembro, sexta-feira, feriado estadual-Dia do Gaúcho, 06h - Café Campeiro, 07h - 5º Cavalga do Chamamento (Cavalgada pelos bairros da cidade); 09h – Desfile Farroupilha, 10h30min – Missa Crioula, 12h – Costelão a cargo do CTG Carreteiros de Horizonte, 13h – Show com Sidi Biriva e ás17h30min – Extinção da Chama Crioula e encerramento das atividades da Semana Farroupilha de 2013.


VOLTAR IR AO TOPO