Notícias

Objetivos do Milênio foi tema de seminário na região

Sábado, 28.09.2013 às 06h
27 setembro- nildo em sta rosa

 

        Na última quarta-feira, 25 de setembro, aconteceu o Seminário dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na Unijuí, campus Santa Rosa. Na ocasião, estiveram presentes o assessor da Secretaria- Geral da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen (Zeca), o assessor de Projetos Especiais – ODM, Laurêncio João Körbes, o Prefeito Municipal de Horizontina, Nildo Hickmann, como Vice-presidente a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), o Pró-reitor da UNIJUÌ, Pedro Büttenbender, entre outros.

O Prefeito Municipal de Horizontina, Nildo Hickmann, realizou a abertura do evento afirmando e assegurando que a AMGSR está preparada para alcançar os objetivos e ainda “que o jogador de futebol quando entra na partida, com certeza dará o melhor de si para que seu time vença e não fará sozinho esse esforço, sim terá ajuda de mais 10 jogadores pois juntos constroem a vitória”.

 

       Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos no ano 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para dar respostas aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de conferências internacionais realizadas na década de 90. Nessas conferências foram debatidas as preocupações da época sobre meio ambiente, gênero, desrespeito aos direitos humanos e desenvolvimento social. Então, foram definidos oito objetivos, integrados por um conjunto de metas e indicadores, que os países tem que cumprir até 2015.

 

            Seguindo esses objetivos e metas, que o Governo Federal desde 2004 cria programas e indicadores para realizar ações concretas: entre eles o Programa FOME ZERO. O programa foi readequado e foi criada o Bolsa Família, o Cadastro Único do SUAS. Mais recentemente, com a ampliação das Universidades, Escolas Técnicas, Pronatec e, mais especificamente, em 2011, com a criação do programa Brasil sem Miséria e Brasil Carinhoso,  passou-se a atender todos os objetivos propostos.

 

A proposta do seminário, destaca o prefeito Nildo Hickmann,  foi de municipalização dos objetivos, não a simples “prefeiturização” e, sim, a municipalização envolvendo a Prefeitura, Estado, Governo Federal e a Sociedade”. Mais sobre esse projeto no  linck http://www.objetivosdomilenio.org.br/


VOLTAR IR AO TOPO