Notícias

Transportador de Três de Maio é alvo da terceira fase do Leite Compen$ado

Quinta-Feira, 07.11.2013 às 10h
08 novembro- leite tmaio

 

 

O Ministério Público deflagrou, na cidade de Três de Maio, nesta quinta-feira(7) a terceira fase da Operação Leite Compen$ado. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro locais. Entre o material recolhido estão anotações, notas fiscais e documentos, além de produtos químicos. Também há mandados de busca e apreensão contra três caminhões de transporte de leite da empresa de Airton Jacó Reidel, 31 anos e sua esposa Rejane Dias de 32, denominada Transportes Reidel&Dias Ltda.

 

A ação tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Receita Estadual. Coordenaram os trabalhos os Promotores de Justiça Mauro Lucio da Cunha Rockenbach, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Pablo da Silva Alfaro.

 

Conforme as investigações, o transportador Airton Jacó Reidel, de 31 anos, chefia uma quadrilha composta pela esposa dele, Rejane Dias, de 32, e pelos seus sobrinhos, Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten. Os dois últimos são os motoristas do grupo, enquanto Rejane é sócia do marido e proprietária de todos os bens adquiridos através do crime.

 

A quadrilha adicionava produtos químicos ao leite in natura, entre eles água oxigenada com a finalidade de mascarar a adição da água e aumentar o volume do produto final para, com isso, elevar a lucratividade. Isso causa redução do valor nutritivo do leite e sérios riscos à saúde dos consumidores.

 

O grupo comprava leite prestes a vencer por preço até 50% inferior ao do mercado e, após a manipulação com o peróxido de hidrogênio, repassava para a indústria. O produto elimina as vitaminas A e E e, em altas concentrações, prejudica a flora intestinal.

 

Airton Jacó Reidel construiu um galpão com portão de correr para que os caminhões, assim que entrassem, fossem escondidos. Isso serviu para despistar a movimentação logo depois da primeira fase da Operação Leite Compen$ado. Nos 15 dias subsequentes à ação, as atividades da quadrilha foram paralisadas.

 

A fraude foi detectada a partir de informes da Laticínios Bom Gosto (Grupo LBR) ao MP, a partir da assinatura de TAC para a melhoria do controle de qualidade do leite recebido. Três relatórios do laboratório da Univates, credenciado pelo Ministério da Agricultura, apontaram presença de água oxigenada, o que é proibido pelas normas da Anvisa.

 

De acordo com os laudos de condenação de carga de leite da Laticínios Bom Gosto, duas delas, transportadas pelo Transportes Reidel & Dias Ltda, foram rejeitadas em 12 e 15 de outubro devido à presença de água oxigenada. A Comércio de Laticínios Mallmann Ltda rejeitou uma carga em 14 de outubro.No laudo, a empresa afirmou e o Ministério Público teve acesso ao documento: “lembramos que análise positiva para peróxido de hidrogênio é fraude.

 

Conforme relatório da Receita Estadual, Airton Jacó Reidel foi o responsável, no último ano, pela compra de 25 kg de bicarbonato de sódio, 400 kg de hidróxido de sódio e 110 kg de peróxido de hidrogênio. Um braço do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) foi enviado para o município de Boa Vista do Buricá, vizinho a Três de Maio, onde foram feitas análises para a detecção de água oxigenada e outros solutos no leite coletado dos transportadores.

 

Da região dois transportadores de leite estão presos: o vereador de Horizontina Larri Jappe, que possuía uma empresa de transportes com sede em Vila Cascata,e Paulo Rogério Schultz que possuía uma transportadora em Boa Vista do Buricá.


VOLTAR IR AO TOPO