Notícias

Em sessão lotada Câmara afasta Larri Jappe e chama suplente

Segunda-Feira, 18.11.2013 às 21h56
136_0027

 

         A Câmara de Vereadores de Horizontina esteve reunida na noite desta segunda-feira(18) em sessão ordinária quando por unanimidade acatou parecer jurídico e da mesa diretora, decretando a perda do mandato do vereador Larri Jappe do PDT, por faltar em mais de um terço das sessões do atual período legislativo sem apresentar justificativa.

 

         O vereador faltou a 7 sessões seguidas desde o mês de agosto último, por estar recolhido ao Presídio Estadual de Santa Rosa, preventivamente, devido a seu suposto envolvimento com escândalo Leite Compen$ado. A perda do mandato ainda não é decorrente do processo de cassação, que corre em paralelo e analisa a quebra de decoro parlamentar do edil pedetista.

 

         Neste processo, Jappe cumpre a partir desta terça-feira(19) cinco dias de prazo para oferecer defesa ao relatório da CPP- Comissão Parlamentar Processante. Se não apresentar defesa nem renunciar, o vereador pode perder seus direitos políticos por 8 anos.

 

         O julgamento do relatório da CPP deve ocorrer em uma semana. Ainda durante a sessão de hoje(18), os vereadores convocaram o suplente Arani Lunardi Faleiro, eleito pelo PDT, mas que filou-se ao Solidariedade-SDD em outubro último, para tomar posse a partir das 8h da manhã desta terça(19).

 

Faleiro, que é servidor do quadro de carreira da Secretaria de Saúde(motorista) acompanhou atentamente a sessão. Ele chegou a subsituir Jappe por dois meses, entre maio e junho e no mês de agosto em dois períodos de 30 dias.  Quase uma centena de jovens estudantes acompanhou a sessão, classificada como histórica para fazer justiça através da democracia pela maioria dos vereadores que se pronunciaram na tribuna.


VOLTAR IR AO TOPO