Notícias

MP conclui investigação da fraude do leite em Três de Maio

Terça-Feira, 26.11.2013 às 17h- Produção e Fotos: Paulo Marques Noticias/Paulo R Staziaki-DRT/RS 7485
leite compesado

 

 

Promotores acusam quatro pessoas da mesma família por adulteração de alimento, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro

 

O Ministério Público de Três de Maio, recebeu nesta terça-feira (26) a investigação feita pela Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre sobre a fraude do leite ocorrida no município. Foram denunciados o chefe do grupo, o transportador Airton Reidel, a mulher dele, Rejane Dias, e os sobrinhos Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten.

 

Os quatro acusados vão responder pelos crimes de formação de quadrilha e adulteração de produto alimentício. A partir de agora eles serão ouvidos e a Justiça vai recolher provas, informa o MP.

 

 

A investigação apontou que o líder da quadrilha era Airton Reidel. A mulher dele (Rejane) era a proprietária de todos os bens da família, muitos adquiridos com o dinheiro da fraude. Os sobrinhos(Roberto e Laércio) eram os motoristas que transportavam o leite.

 

Além dos crimes de formação de quadrilha e adulteração de produto alimentício, o casal vai responder por lavagem de dinheiro. Só por este crime, a pena máxima pode chegar aos 10 anos de prisão. O advogado dos acusados garante que os produtos químicos encontrados durante a operação eram utilizados para a limpeza dos tanques. –“Eles usavam tanto a água oxigenada como a soda cáustica para limpar os caminhões em concentração baixa. Então agora vamos esperar para ver a denúncia e saber por quais motivos estão sendo acusados”, disse Juarez Antônio da Silva.

 

A terceira etapa da Operação Leite Compensado foi realizada no início deste mês. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na casa e empresa do transportador em Três de Maio. A suspeita é de que era utilizada água oxigenada para aumentar a durabilidade do leite. Airton Reidel foi preso no dia da operação por porte ilegal de arma, mas foi posto em liberdade no mesmo dia após pagar a fiança arbitrada.


VOLTAR IR AO TOPO