Notícias

Os Atuais receberão Comenda da Assembleia Gaúcha

Sexta-Feira, 29.11.2013 às 17h- Produção: Paulo R Staziaki- DRTRS 7485
OS ATUAIS

 

Grupo GEMP de Crissiumal também será um dos premiados

 

Os vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2013 foram divulgados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Os 19 nomes, homologados pela Mesa da AL RS, foram escolhidos pela Comissão Julgadora em reunião realizada no último dia 18.

 

Criado pela Assembleia Legislativa em 1997, a distinção faz uma homenagem ao ícone da música gaúcha Teixeirinha, buscando reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que promovem a música gaúcha.

 

Nesta edição, a Comissão Organizadora do Prêmio recebeu 101 indicações, de 19 deputados estaduais que puderem indicar apenas um nome para cada uma das 19 categorias. O número de indicados para a 8º edição do Prêmio representa um aumento de quase 20% em relação ao ano passado, quando 86 artistas e veículos foram apresentados para concorrer.

 

Os indicados foram avaliados pela Comissão Julgadora formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do Rio Grande do Sul - SICOM/RS, do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul, do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF, do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do RS.

 

         O Grupo Musical Os Atuais de Tucunduva receberão o troféu de destaque em Grupo de Baile. Já o Grupo Madre Paulina de Crissiumal será homenageado com o troféu na categoria Escola e Cia de Dança.

 

A cerimônia de entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira será realizada na próxima quarta-feira (4), às 19h30, no Teatro Dante Barone da ALRS (Praça Marechal Deodoro, 101). Com entrada franca, o evento contará a apresentação do Grupo Os Posteiros.

 

Confira a lista completa dos premiados deste ano:

Cantor - João de Almeida Neto;

Cantora - Analise Severo;

Declamador - Valter Vieira Ribeiro;

Declamadora – Vitória Rolim Lampert;

Trovador – Leôncio Amaral;

Trovadora – Margarete Amaral;

Compositor(a) – Francisco Alves;

Instrumentista – Varguinhas;

Arranjador(a) – Maurício Lopes;

Pajador(a) – Jadir Oliveira Filho;

Produtor(a) musical – João Marco Nolte Martins;

Capa de disco – Daniel Barros;

Veículo de divulgação de artista gaúcho(a) – Programa Fogo de Chão (Vilmar Romera/TV Ulbra);

Grupo de show – GEMP Escola e Cia. da Dança;

Grupo de baile – Os Atuais;

Grupo de dança gaúcha – CTG Lalau Miranda;

Bandinha típica alemã – Banda de Estrela;

Conjunto ou intérprete música Teuto-rio-grandense– Orquestra de Teutônia;

Conjunto ou intérprete de música Ítalo-rio-grandense – Edgar Pozzer.


VOLTAR IR AO TOPO