Notícias

Tucunduva levanta a Taça RBS de Futsal

Segunda-Feira, 16.12.2013 às 06h-Colaborou-Naldo Costa-Foto Jornal Atos e Fatos-Produção: Paulo R.Staziaki
23 dezembro- foto tucunduva campeão

 

Com a gordura acumulada do primeiro jogo quando venceu por 4 a 1, muito embora o saldo de gols não fosse referência, e ela se resumisse a vantagem do empate, Tucunduva levantou a Taça RBS de Futsal 2013. O jogo de volta foi em Três Passos, e o resultado dentro de quadra ficou em 4 a 4.

 

Alguns excessos nas trocas de xingamentos e pressões no primeiro jogo no Ginásio João Pohl e um gol anulado da equipe da casa no ginásio Aloysio Scheuermann, se tornaram combustível que alimentou algumas animosidades registradas, antes, durante e após o término da partida. Antes mesmo de a partida iniciar-se, o primeiro tumulto foi registrado. Atletas de Tucunduva  recusavam-se a entrar em quadra reclamando de ameaças de alguns torcedores trespassenses.

 

Superado isso, com a bola rolando, Tucunduva foi superior no primeiro tempo e fez o que precisava.  Segurava a pressão e partia sempre em roubada de bolas. Apostando no erro do adversário, a equipe tucunduvense  abriu o placar com Índio. Zalinha ampliou no erro do goleiro Parede. Laone aproveitando-se do nervosismo da equipe trespassense ampliou para três a zero ainda no primeiro tempo.

 

Três Passos voltou para a segunda etapa disposto a encarecer o valor da Taça para Tucunduva. Zalinha, no entanto, marcou o quarto da equipe tucunduvense, que após sofreria grande pressão e o empate dos donos da casa.  O técnico trespassense teve de abrir mão de seu goleiro que lesionou-se,  e colocou em quadra o jogador Cristian, e foi exatamente ele que balançou as redes do goleiro Spencer de Tucunduva por três vezes e botou fogo na decisão.

 

Então aconteceu o lance polêmico que deixaria a torcida indignada com a arbitragem. Após cobrança de falta na entrada da área, o rebote veio em direção do jogador Fernando Bode que empurrou para o fundo da rede. O ginásio veio abaixo, mas a arbitragem anularia o gol alegando limpeza da quadra e que o jogo estava paralisado quando do arremate do jogador.

 

A partida ficou parada por vários minutos quando a rede de proteção da quadra veio abaixo. Isso fez com que o jogo esfriasse. Paraíba, quando faltavam 50 segundos para o fim, empatou o jogo em  4 a 4. Três Passos ainda  carimbou a trave por duas vezes, mas a bola não entrou.

 

Com o apito final, Tucunduva pode comemorar o título. Do lado de fora do ginásio, no entanto, cenas lamentáveis, com ameaças, danos contra alguns automóveis, inclusive o carro de reportagem da RBS TV, organizadora da competição. Por medida de segurança a delegação de Tucunduva foi retida no interior do ginásio pela Brigada Militar, até que algumas dezenas de torcedores exaltados se acalmassem deixassem o entorno do local do jogo.

 

A Rádio Olinda FM com o som da Rádio Difusora AM 1350 retransmitiu os dois jogos para sua região de cobertura. O exemplo dado pelas duas emissoras é preponderante. O esporte deve ser feito com integração e respeito.

 

Na parte que lhe toca, o prefeito Paulo Roberto Schwerz de Tucunduva, repreendeu publicamente -“ os quatro ou cinco torcedores”, que segundo ele,  no primeiro jogo teriam efetuado provocações, xingamentos ou ameaças à torcida adversária, provocando o clima de revanche para o jogo de volta.-“ Um erro nunca justifica outro, repreendemos e condenamos qualquer ato desrespeitoso contra quem quer que seja que nos visite, e quando isso é no esporte, nos entristece profundamente. Nossa alegria é o titulo conquistado, é um orgulho ser tucunduvense, mas a vitória tem de ser buscada dentro das quatro linhas com legitimidade como feito pelos jogadores. A incitação a violência por parte de torcedores precisa ser banida dos ginásios”, encerrou.

 

Tucunduva – Campeão

Spencer, Zala, Zalinha, Dudú, Laone, Maicke, Fábio, Gil, Dallalana, Sopão, Índio e Janiel. Técnico: Caixinha

Três Passos- Vice- Campeão:

Parede, Fernando Bode, Dedé, Mega, Paraíba, Fernandinho, Cristian, Júlio, Lambari, Betinho, Dahner, Ricardo e Luan

Técnico: Sapo


VOLTAR IR AO TOPO