Notícias

Sicredi Noroeste reúne mídia regional e anuncia as Assembleias 2014

Sexta-Feira, 31.01.2014 às Redação Olinda- Foto: Paulo Roberto Staziaki
midia com sicredi

 

Os encontros que consolidam a gestão democrática e participativa do sistema cooperativo apresentando a prestação de contas de 2013 e o planejamento para o próximo ano estão prestes a começar. O Sicredi Noroeste com sede em Três de Maio, reuniu a mídia de sua área de atuação(rádios, jornais e portais)na noite de quinta-feira junto ao Restaurante do Clube Buricá em jantar de confraternização.

 

O presidente Gley Amaro Linhares, o vice presidente Nírio Simeão Metzka e os gerentes executivos Rogério Stein e Amilton Cassol, falaram aos presentes, destacando a  missão do Sicredi, como sistema cooperativo, que é valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.

 

Uma cooperativa de crédito é uma sociedade de pessoas, destinada à captação de recursos para financiar as atividades dos seus associados e prestar serviços próprios de uma instituição financeira, por isso as decisões são compartilhadas e o que a maioria decide pelo voto é realizado. As assembleias anuais da instituição são o ponto alto deste modelo de gestão democrática e participativa que tem na transparência um dos seus maiores valores.

 

No Sicredi, o associado é o dono do negócio. Por isso, as cooperativas buscam o envolvimento dos associados e participam ativamente da comunidade em que estão inseridas. Para aumentar a presença de seus associados, a instituição aprimorou o processo de participação dos integrantes para aumentar sua representatividade nas decisões. Agrupados em núcleos ligados às unidades de atendimento do Sicredi, os associados amplificam suas vozes para exercerem o direito e o dever de planejar, de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias ao longo do ano. Em 2013, mais de 220 mil associados participaram deste processo.

 

Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa, de interesse coletivo, ocorrem nessas assembleias, assim como a prestação de contas de 2013 e a apresentação do planejamento para o próximo ano. Juntos, os associados elegem seu representante, que são chamados de coordenadores de núcleo. Cada coordenador tem voto representativo e é responsável por levar as decisões dos associados do seu núcleo para a Assembleia Geral. “Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para a nossa comunidade”, destacou Glei Amaro Linhares, presidente da Sicredi Noroeste RS.

 

Uma das novidades deste ano é quem mais de R4 3 milhões do resultado positivo do ano 2013 serão rateados entre os associados, com percentual maior para quem mantém aplicações financeiras na cooperativa. O processo também vai inaugurar duas novas unidades de negócios. Em Consolata-Três de Maio, o mais novo ponto de atendimento Sicredi(19º) e em Esquina Araújo-Distrito de Independência a unidade em novo local. Ambas construídas em parceria com associados, que constroem a estrutura predial e passam a locar para a cooperativa.

 


VOLTAR IR AO TOPO