Notícias

Plano Diretor de Horizontina deflagra debate sobre o futuro da cidade

Quinta-Feira, 13.02.2014 às 06h45-Redação Olinda- Produção e Foto: Paulo R Staziaki- DRT RS 7485
professor benamy

 

“Horizontina transformou-se de área rural em marco para a indústria nacional. Precisa aprender vincular a educação à sua base industrial através do desenvolvimento científico (pesquisa, ciência e tecnologia) com cursos de Mestrado e Doutorado para estancar o êxodo de seus jovens” diz pesquisador da UFRGS

 

Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados, o processo de elaboração do PDDUA- Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Horizontina, apresentou seus primeiros diagnósticos na última terça-feira(11).


O plano projeta a cidade para no mínimo 30 anos com uma componente; Pensar o município com dados e informações do que também se pensa em todo o continente sul americano, levando em consideração nas análises, dados sobre rodovias estaduais, nacionais e internacionais, pontes e ferrovias e outros fatores de desenvolvimento externos, que acabarão impactando a cidade. O município precisa antever esses impactos, e preparar se para tirar partido das novas obras que devem ocorrer na região, entre elas as barragens. Esta é uma das finalidades do PDDUA.


Os componentes estratégicos, segundo o Doutor Benamy Turkienicz coordenador do projeto do PDDUA pela UFRGS, estão delineados em pelo menos seis áreas de qualificação da vida urbana, ou seja; economia, saúde, lazer, educação, mobilidade e saneamento. Os aspectos locais podem ser beneficiados por uma antevisão dos elementos de desenvolvimento que ultrapassam os limites administrativos de Horizontina. –“ Pretendemos fazer com que os novos horizontes sejam desenhados a partir das articulações, dos fatores internos e externos,  e principalmente, a partir de uma visão de futuro do que a cidade pode ser daqui a 20 ou 30 anos”.


O plano aprofunda discussões valorizando as vocações da cidade, seus pontos positivos, bem como os riscos, os problemas. Dr Benamy antecipa: -“Precisamos saber o que o município quer de seus jovens, já que recebem uma educação básica que está entre as melhores do país, mas  que após concluir o curso superior não ficam aqui. Dialogamos com professores da Fahor, já envolvidos em projetos de educação superior, que é fundamental para o desenvolvimento da indústria, o vínculo da educação através do desenvolvimento científico, da pesquisa, ciência, tecnologia, trazer cursos de Mestrado e Doutorado vinculados à base industrial que o Horizontina já tem”, acentuou. 

 
Doutor Benamy, comparou a cidade de Horizontina com a cidade de Austin no Texas. Lá no ano de 1883 teve inicio a Universidade do Texas, uma faculdade agrícola que objetivava dar suporte a produção e que veio a se transformar em um centro de tecnologia voltado a essa produção e acabou se convertendo na origem da Dell, hoje a maior fabricante de computadores do mundo. As origens, as características de Horizontina e Austin são muito parecidas: Horizontina transformou-se de uma área rural em um marco para a indústria nacional.


As dificuldades (gargalos) para o desenvolvimento estão diagnosticados: O trânsito/tráfego, cujas soluções(grandes obras) não podem ser arcadas pelo município, precisam ficar esclarecidas no Plano Diretor. Este planejamento, diz Turkienicz , também precisa deixar claro, o potencial de incremento da produção e consequentemente de arrecadação, vindo esse suporte externo de estradas através dos governos federal e estadual.


As fragilidades que hoje a cidade expõe, decorrem desta falta de articulações regionais(rodovias), articulações internacionais(falta de pontes) onde o Rio Uruguai é atualmente uma grande barreira, bem como, a perda anual de capital humano, os jovens formados que deixam a cidade após o curso superior.


O Plano Diretor de Horizontina atualmente em vigor é de 1974 e carece de atualizações. Depois de dois meses de trabalho da Universidade no município, os primeiros diagnósticos foram avaliados e apresentados para  que a partir de então, junto com a comunidade, sejam discutidos. “O Plano Diretor, é a oportunidade única, para as pessoas participarem do planejamento do município, definindo ações de curto, médio e longo prazo, que serão garantidas em lei”, afirmou o Secretário de Coordenação e Planejamento Jonas Silva.


Conforme o secretário ainda,  a diferença do Plano Diretor outros planos,  é que ele resulta em lei e faz tanto os agentes públicos quanto os privados gestarem conforme essa lei. Isso dá garantia de que o que foi debatido e definido nos seminários será efetivamente executado.


“Nunca na história de Horizontina se teve a oportunidade de fazer uma discussão tão ampla com a sociedade para definir o planejamento do município” afirmou o prefeito Nildo Hickmann, que classificou o momento de histórico e desafiador. A universidade deve concluir o estudo e apresentar o novo PDDUA em meados de agosto de 2014. Até lá a sociedade deverá ser chamada a contribuir através de pelo menos dois grandes seminários.


VOLTAR IR AO TOPO