Notícias

Leite Compen$ado: MP cumpre mandados hoje na região de Ijui

Sexta-Feira, 14.03.2014 às 9h32- redaçao Olinda- Paulo R Staziaki- Fonte: MP-RS
leite compensado-condor

 

 

Fotos: Paulo Guilherme Alves

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 14, a Operação Leite Compen$ado 4, nova etapa do trabalho conjunto das Promotorias de Justiças Especializada Criminal e Especializada de Defesa do Consumidor, ambas de Porto Alegre, que vêm combatendo fraudes e adulterações na cadeia produtiva do leite em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras instituições. Neste momento, técnicos e servidores do Ministério Público, com apoio do Mapa, Polícia Civil e Brigada Militar, cumprem mandados de busca e apreensão em oito municípios do Estado, distribuídos em diferentes regiões. Daqui a pouco, a partir das 10h30min, no auditório da Promotoria de Justiça de Ijuí, os Promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho irão conceder entrevista coletiva à Imprensa para dar detalhes desta etapa da Operação.

AMOSTRAS COM FORMOL

Esta fase da Leite Compen$ado iniciou no mês de fevereiro quando o MP recebeu documentação do Ministério da Agricultura noticiando que 12 amostras de leite cru, coletadas no posto de resfriamento do Laticínios O Rei do Sul, localizado em Condor, na Região Noroeste do Estado, apresentaram a presença de formaldeídos (formol). Conforme o órgão federal, parte deste leite impróprio foi entregue a uma empresa de laticínios, que colocou o produto à venda no mercado. O leite adulterado foi identificado. Ele estava sendo comercializado em Guaratinguetá (SP) e Lobato (PR).
As 12 amostras inconformes incluíram leites de rotas de produtores, do silo de resfriamento e de rotas de expedição da referida empresa de laticínios. A investigação levada a cabo pelo Ministério Público rastreou e identificou os responsáveis por esses produtos, os quais foram objeto dos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje.


VOLTAR IR AO TOPO