Notícias

Reviravolta política muda presidência da Câmara de 2015 e 2016

Quinta-Feira, 03.07.2014 às 12h34
ALESSANDRO DOS SANTOS

Os partidos PP, PTB e PPS estiveram reunidos nesta semana e definiram a gestão da mesa diretora da Câmara de Horizontina para os anos de 2015 e 2016.


A reviravolta pode ser resultante das divergências recentes no entendimento do PTB com os demais partidos no Executivo. Pelo menos três nomes indicados pelo partido para compor a equipe política do Governo Nildo&Bianchi foram exonerados no mês de Maio pelo prefeito Nildo Hickmann. A Secretaria Geral de Governo, cargo criado com salário idêntico ao do vice-prefeito e que pertenceria ao PTB, segundo acordo político na formatação da aliança, foi acumulado pelo vice-prefeito, segundo o prefeito Nildo Hickmann para evitar despesa de mais de R$ 9 mil mensais com a função.


Desde então o PTB não escondeu a insatisfação com as medidas adotadas pelo prefeito. O presidente do partido Eduardo Horst e o próprio atual Presidente do Legislativo Alessandro Rafael dos Santos, publicamente, cobraram uma reavaliação de parte do prefeito municipal e a respeitabilidade ao que segundo eles, foi acertado em acordo político pré e pós-eleitoral.


Alessandro dos Santos não confirmou se a atual crise com o Executivo impactou na decisão. O edil disse somente que no momento oportuno haverá a divulgação de posicionamento partidário dos trabalhistas e esclarecidas às razões que levaram o PTB a tomar essa decisão.


O acordo dos trabalhistas, progressistas e populares socialistas, prevê a continuidade do mandato de Alessandro na presidência da casa até agosto de 2015, tendo como vice Antônio Lajús e Secretário Álvaro Callegaro. De setembro de 2015 a Maio de 2016 o presidente será Chico Padoin do PP com vice indicado pelo PTB e Álvaro Callegaro Secretário. De junho de 2016 até o final do mandato, Antônio Lajús presidirá o parlamento, com Álvaro vice e Alessandro secretário.


VOLTAR IR AO TOPO