Notícias

Escada Magírus entregue por quatro municípios ao CB Horizontina

Quarta-Feira, 03.09.2014 às 06h45
05 setembro-jantar magirus olinda

Após intensa campanha de arrecadação de recursos realizada nas comunidades e com aporte financeiro significativo do Governo Municipal de Horizontina auxiliado pelas administrações municipais de Doutor Mauricio Cardoso, Novo Machado e Tucunduva foi repassado na noite de terça-feira (2) ao Comando Regional do Corpo de Bombeiros de Ijui, ao qual está subordinada a fração de Bombeiros de Horizontina, o Caminhão Escada Magírus avaliado em R$ 1,5 milhão, doado pela Alemanha a Deula Brasileira de Ijui e que as comunidades tiveram de desembolsar somente custos administrativos de transporte, impostos e taxas portuárias.


Para arrecadar em torno de R$ 170 mil e garantir a vinda do moderno equipamento foram realizados entre outras atividades; jantar dançante, pedágios, campanha de arrecadação junto às escolas envolvendo clubes de serviços, educandários, os próprios bombeiros militares e civis e os poderes constituídos.


Na noite de entrega simbólica das chaves da viatura o caminhão foi exposto em frente ao CTG com o equipamento acionado dando a dimensão real de sua utilização para combate a sinistros, remoção de riscos de vida e salvamento de pessoas em altura ou mesmo em distâncias laterais. Acionado o equipamento atinge 36 metros e tem comando hidráulico.


Uma ampla prestação de contas de cada moeda arrecadada na campanha ou disponibilizada ao projeto pelas administrações municipais foi detalhada pela Secretária da Fazenda de Horizontina Ester Lowe. Após foi servido um jantar cujos lucros gerados serão destinados a confecção da roupa do mascote dos bombeiros locais o “Bombeirucho”.


SAIBA MAIS
O recebimento da viatura se deve a um projeto desenvolvido no mês de agosto de 2012, com primeiros contatos junto a Erlo Adolfo Endruweit da Deula Brasil Ijui e o Comando Regional de Bombeiros, na pessoa de seu CMT Tomas Jacson Trindade Lopes.


A Deula-Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo promover o resgate da cultura alemã e o desenvolvimento da região Noroeste por meio de troca de conhecimentos entre o Brasil e a Alemanha.


Associação Deula-Brasil foi fundada em 17 de novembro de 1995 e conveniada à Deula-Nienburg. A entidade brasileira é filiada à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e é mantida por 22 instituições dos mais diversos segmentos da comunidade do Estado do Rio Grande do Sul, em especial do município de Ijuí, onde está sediada.

 
A viatura equipada com escada Magirus instrumentaliza e capacita ainda mais as atividades de Bombeiro, é um equipamento moderno e essencial, de tecnologia avançada, só é fabricada na Alemanha, e o custo aproximado está próximo dos três milhões de reais (viatura nova).


Será utilizada no atendimento a ocorrências envolvendo busca e resgate de pessoas e animais e aperfeiçoar o atendimento no combate a incêndios (principalmente e salvamento em altura e combate a incêndio), serviços de assistência técnica, resgate de animais e a eliminação de danos causados por tempestades entres outros de defesa civil.

 

REDAÇÃO: PAULO R. STAZIAKI- FOTO: JORNAL FOLHA CIDADE


VOLTAR IR AO TOPO