Notícias

Brigada Militar HZ: Ocorrências de furtos podem ser diminuídas

Segunda-Feira, 18.06.2018 às 13h45
tenente leila bruning

A Tenente Leila Brüning comandante da Brigada Militar de Horizontina falou ao Jornal da Manhã da Rádio Olinda FM nesta segunda-feira, dia 18 de junho, com referência ao aumento do número de pequenos furtos em residências nos últimos 30 dias.

 

Leila destaca que até mesmo objetos inusitados estão sendo levados, entre eles cadeiras de área e vasos com plantas. Ela pede que independentemente do valor do objeto, seja sempre feito o registro policial, afim de que os horários da prática delituosa possam ser monitorados e transformados em informação para um melhor planejamento das estratégias policiais.

 

A policial destaca ações de boa vizinhança, como avisar o vizinho de horário de saídas para passeios ou festas, para que estando em casa, um possa vigiar a presença de pessoas estranhas próximo as casas do outro que esteja ausente. “Recomendamos que as pessoas observem seu bairro, suas redondezas e em caso de avistar pessoas estranhas ou suspeitas, sempre acionem o 190 da Brigada Militar, colocando outros números diretos também a disposição entre eles o 3537-1450 e 3537-1367.

 

Baseada nos registros de ocorrências, a Brigada Militar de Horizontina já sabe que as últimas práticas de furtos na cidade ocorreram em sua maioria aos domingos durante o dia e sábados à noite, quando normalmente as pessoas saem mais de casa, ou durante as tardes em dias úteis quando a maioria está no trabalho. Com isso estratégias de acompanhamento policial estão sendo adotadas e tem logrado êxito.

 

Leila ainda respondeu questionamento da reportagem referente as constantes barreiras de trânsito efetuadas pelas guarnições. Justifica que estão tendo resultados positivos, tanto efetuando flagrantes de veículos e condutores em situação irregular perante a legislação, quanto logrando êxito na identificação de suspeitos e apreensões de produtos oriundos do contrabando e descaminho. “Havia poucas semanas integrantes de uma quadrilha suspeita de furto de agrotóxicos foram identificados, bem como o veículo que tripulavam teve sua situação averiguada, em uma blitz de trânsito de Horizontina. Alguns dias após essas informações auxiliaram na prisão do grupo em outra cidade da região onde estavam em vias de pratica de crimes”, justifica a comandante.

 

Leila ainda fez referências aos inúmeros grupos de WhatsApp que trocam informações sobre os locais das blitz de trânsito e que via de regra prestam um desserviço ao trabalho policial de combate à criminalidade. “Os criminosos também andam sobre rodas e por vezes tem seus integrantes infiltrados recebendo as informações, desta forma, prejudicando o trabalho de identificação de foragidos ou apreensões de bens oriundos de suas práticas nessas averiguações. Não há problema o cidadão de bem passar por uma barreira policial, basta estar portando os documentos pessoais de seu veículo em dia, será identificado e liberado em poucos minutos”, encerra.  

 

REDAÇÃO: PAULO R. STAZIALI- DRT/RS 07485


VOLTAR IR AO TOPO