Notícias

Município de Horizontina tem registro do SUSAF aprovado

Segunda-Feira, 20.05.2019 às 12h34
24 de maio- susaf hz 01 1605

O Governo Municipal de Horizontina segue forte seu trabalho interno de reestruturar, modernizar e atualizar os serviços públicos ao munícipes. Um dos exemplos mais recentes foi o reconhecimento a equivalência SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), para os serviços municipais de inspeção veterinária. No último dia 16 de maio o esforço de toda equipe do departamento de inspeção veterinária e da atual administração municipal, foi reconhecido pelos auditores da secretaria estadual da agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Com esta equivalência, as agroindústrias e os abatedouros poderão comercializar seus produtos em todas as 497 cidades do Rio Grande do Sul. Este trabalho ocasionou uma necessidade de atualização também dos serviços já existentes do SIM (Sistema de Inspeção Municipal), pois o mesmo estava defasado com as normas técnicas de inspeção estadual.

Para a melhor compreensão da comunidade com o SIM os produtos industrializados pelas agroindústrias e abatedouros só podiam ser comercializados dentro do município de Horizontina e agora com a nova estrutura do departamento e com a equivalência do SUSAF os produtos podem ser vendidos para todo o estado do Rio Grande do Sul, desde que os estabelecimentos estejam adequados as novas normas municipais.

Município não tinha processo junto ao estado pedindo implantação do SUSAF

Toda esta conquista começou, segundo o Secretário Geral de Governo Marcos Schneider, quando o prefeito municipal Antônio Lajús, junto com o secretário da administração Marcelo Engel, estiveram na Secretaria Estadual da Agricultura e foram tomar ciência de como estava o andamento do SUSAF em Horizontina, pois tinha-se comentários de gestões anteriores de que estavam trabalhando para tal situação, quando um servidor do estado pegou a pasta do município e informou que não havia documentação registrada e muito menos qualquer solicitação de auditoria ou sobre o assunto SUSAF naquele órgão.

No mesma momento o Secretário da Administração fez um oficio informando o interesse e solicitando o que era necessário ser feito pelo município para ter o serviço de inspeção credenciado pelo SUSAF. Já na volta a Horizontina o prefeito determinou ao Secretário Geral de Governo coordenar os trabalhos para a conquista do SUSAF ao município.

Schneider destaca que para tanto foi reestruturado o departamento de inspeção veterinária, com incremento de mais profissionais e uma melhor estrutura de trabalho, mas teve esforço/dedicação exemplar de colegas do departamento e de vários outros colegas de diversas secretarias. Também foi contratada uma consultoria externa para a estruturação de toda a documentação do departamento e das empresas registradas, quanto as atualizações ao SIM e os novos documentos relativos ao SUSAF. Foi um trabalho focado, cooperado que deu certo, informa.

Responsabilidade dos vereadores (a) e proprietários (as) das agroindústrias

Importante ressaltar, segundo o Secretário Geral de Governo a participação de duas frentes dedicadas que ajudaram muito neste trabalho: A Câmara Municipal de Vereadores, onde todos os legisladores apoiaram e trabalharam para que a nova estrutura do departamento e suas novas leis, estivessem no tempo certo disponíveis para atender as exigências dos auditores estaduais, bem como todas as Agroindústrias e os Abatedouros que acreditaram e fizeram também grandes esforços para que este serviço fosse reconhecido. O secretário não esconde que mesmo com algumas forças contrárias sua equipe não perdeu o foco e conseguiu cumprir a meta.

Emoção no anúncio da aprovação pela auditoria

Na tarde noite do dia 16 de maio, quando a auditoria do Estado do Rio Grande do Sul esteve no gabinete para anunciar o resultado, Marcos diz ter testemunhado algo que não pode deixar de relatar, pois poucas vezes viu tanta emoção juntas no gabinete do prefeito, toda a equipe presente ficou muito emocionada no momento em que a auditoria do Estado anunciou que o município acabava de conquistar sua adesão ao SUSAF “Foi um trabalho intenso, de tirar o sono, o sossego, mas fomos buscar as ferramentas que pudessem nos auxiliar e contamos com a compreensão de toda nossa equipe de trabalho, destacou.

SAIBA MAIS- Departamento de Inspeção Veterinária

O Departamento de Inspeção Veterinária é alocado na pasta da Secretaria do Desenvolvimento Rural, e o mesmo está localizado em uma das salas do prédio da Rodoviária Municipal. Caso alguém tenha o interesse de conhecer as regras para adesão ao SIM ou SUSAF pode se dirigir ao departamento, falar com a Diretora Mônica Nogara Zemolin, onde será informado sobre todas as regras.


VOLTAR IR AO TOPO