Notícias

Presidente da Câmara de Horizontina flagrado dizendo que ameaçou prefeito

Terça-Feira, 20.08.2013 às 19h
vereador pestana

 

Sem saber que estava sendo gravado, o vereador Gerson de Moura literalmente teria “falado demais” momentos antes da abertura de sessão ordinária do último dia 12 de agosto. O vídeo com o áudio do vereador foi retirado do arquivo oficial da sessão e circula na internet, em denúncia do Grupo de Gestão das Políticas Públicas Municipais, uma espécie de ONG que reúne um grupo de jovens que defendem mais transparência e ética na política e mantém uma comunidade em rede social no facebook.  

 

No áudio a voz do vereador diz que o projeto que prevê a reforma das leis de criação de CCs e readequação de cargos, além da criação de novas funções, veio para a Câmara, mas foi retirado. Pestana criticava funções em CC1 cuja nomenclatura seria de Líder de equipes.  –“Não quiseram me escutar, fizeram bobagem de novo, invés de Chefe, chamaram de Líder, líder é só na Igreja, na comunidade”, disse. Outra voz, dialogava com o vereador presidente, porém sem condições claras de áudio. No entanto, o mais próximo ao seu lado seria o vice-presidente Alessandro dos Santos do PTB.

 

O vereador ainda diz:  -“Dei um susto hoje no prefeito, disse última sessão que voto a favor, enquanto não definir o lugar, os nomes, vamos segurar, teria mais três(possivelmente cargos a ser nomeados) ... tem mais três sessões extraordinárias e vamos segurar”, diz.

 

Em seguida, em tom de seriedade o vereador dá abertura a sessão convidando o vice-presidente da casa Alessandro dos Santos à leitura de um texto bíblico.

 

GOVERNO MUNICIPAL

Em nota o Governo Municipal de Horizontina, disse em poucas palavras que “O Prefeito e o Governo Municipal de Horizontina não estiveram, não estão, nem estarão suscetíveis a qualquer tipo de pressão, sendo a relação baseada no diálogo”.

 

O QUE DIZ GERSON DE MOURA

Em contato com o vereador, o mesmo negou que falava de cargos. O “susto” que disse ter dado no prefeito, teria sido por que os projetos mandados a apreciação extraordinária não estariam apresentando esse caráter. O edil disse que a sessão gravada representa a transparência no parlamento e que essa decisão tomada a partir de sua gestão na presidência da casa, faz com que por vezes, conversas informais possam também ser captadas.

Ele repreende o uso político do fato e lamenta que haja interpretações que extrapolem o campo opinativo, tornando-se verdadeiras agressões pessoais e morais contra pessoas e instituições.

O vídeo com o áudio pode ser conferido no link http://www.youtube.com/watch?v=tCXWhF0UNCo&feature=youtu.be&hd=1

 

Em nota enviada por e-mail às redações de Folha Cidade e Olinda FM, o presidente Gerson De Moura(PDT) escreve:

 

 “As sessões da Câmara de Vereadores são transmitidas ao vivo pela internet e, posteriormente, postadas no nosso site institucional como uma forma de manter a população ao par do trabalho Legislativo. Isso é um ato de transparência.

 

 Dessa forma, pode ocorrer de conversas de bastidores serem transmitidas, porem não é possível ficar fazendo deduções e até mesmo afirmações acerca do que não foi dito. A gravação não permite um entendimento claro do que se estava tratando, pois havia falhas de áudio, já que não falava diretamente ao microfone. O dialogo era basicamente sobre o excesso de sessões extraordinárias sem projetos de extrema urgência.

 

 Seria interessante que ao invés de tentar disseminar informações que não são verdade, tentando talvez distorcê-las, que se procurasse contribuir, participando efetivamente das sessões e das ações que visam o desenvolvimento do Município. Estamos abertos na Câmara de Vereadores para o dialogo. A comunidade è sempre bem vinda, meu gabinete esta sempre a disposição para contribuições, debates esclarecimentos.

 

 A Câmara desenvolve muitos projetos e eventos de relevância para a comunidade, mas este trabalho não recebe a mesma atenção que sempre è dada as criticas. –“ Para evitar mais distorções, considerei prudente retirar o vídeo do site e colocá-lo com o conteúdo que realmente é a sua finalidade, transmitir as sessões ordinárias em sua integra”.

 Gerson Paulo Rocha de Moura, (via e-mail a redação...)


VOLTAR IR AO TOPO